postado em 04/05/2016 07:01
Com um longa-metragem completamente inédito no país, caso da produção carioca Guerra do Paraguay, o 20; Cine PE (em Recife) segue em andamento até o próximo domingo, quando haverá entrega de 24 prêmios (batizados troféus Calunga) no Cinema São Luiz que, a cada sessão, acolhe público de 1.000 espectadores. Neste ano, houve inscrição de 575 filmes, entre os quais 74 foram longas.
Na mostra competitiva de hoje, Guerra do Paraguay está escalado como atração central e leva a assinatura de Luiz Rosemberg Filho, tendo, no elenco, as presenças de Patricia Niedermeier, Chico Diaz e Alexandre Dacosta. Arte e guerra dividem a tela, quando do encontro entre um soldado, saído de combate, e de uma trupe teatral.
Integrado à mostra de curtas-metragens pernambucanos, o documentário Soberanos do Congo (de Raoni Moreno) retrata resistência dos afrodescendentes, em danças que projetam monarcas e súditos, em rituais populares. Selecionado para o Festival de Berlim, o curta Das águas que passam (Espírito Santo) é outra atração da noite, com assinatura de Diego Zon. O filme trata da dimensão relativa do homem, quando comparado com elementos da natureza.
Amanhã, o Cine PE promete uma noite de animações, pela exibição de O último engolervilha 2, fita coletiva com criações de Marão, Ianah Maia e mais cinco colegas que trataram de sequências bizarras, em desenhos. Na mesma noite, a animação As aventuras do pequeno Colombo ocupará as telas, com direção de Rodrigo Gava.
Selecionados
As aventuras do pequeno Colombo (RJ)
Animação ; Direção: Rodrigo Gava
Guerra do Paraguay (RJ)
Ficção ; Direção: Luiz Rosemberg Filho
Por trás do céu (SP)
Ficção ; Direção: Caio Sóh
O prefeito (RJ)
Ficção ; Direção: Bruno Safadi
Leste oeste (PR)
Ficção ; Direção: Rodrigo Grota
Danado de bom (PE)
Documentário ; Direção: Deby Brennand