Com mais de 10 anos de tradição, a Semana da Europa chega à décima segunda edição, programado em 11 capitais brasileiras, a começar por Brasília, e seguindo por mais dez cidades: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória. ;O evento surgiu em homenagem ao o Dia da Europa, que é celebrado em 9 de maio, data em que países europeus assinaram um acordo de cooperação e que impedia novas guerras. O festival se tornou na Semana da Europa, que, na verdade, tem um mês inteiro de celebrações;, explica João Cravinho, embaixador da União Europeia no Brasil, uma das entidades organizadoras do evento.
Na capital federal, a primeira ação do evento foi o lançamento da mostra Hiper-foto Brasília, de Jean-François Rauzier, no Museu Nacional da República. A exposição teve início em 20 de abril e segue para visitação gratuita até 5 de junho. Com exceção da mostra, as outras programações da Semana da Europa ocorrerão durante o mês de maio.
A abertura foi no último dia 6, com o projeto Sinfonia Solidária, com a orquestra austríaca Strauss Capelle. Outro concerto será realizado na terça-feira, dia 10, com presença da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro sob regência do maestro convidado, o português Cesário Costa, e participação do violoncelista Romain Garioud (França) e do violinista Horia Vacarescu (Romênia).
O evento ainda terá o show do trio de jazz belga formado por Nathan Daems (tenor saxofone), Bart Vervaeck (guitarra) e Lieven Van Pee (baixo), em 23 de maio, no Clube do Choro (Eixo Monumental).
Duas programações que costumam ter destaque durante a Semana da Europa estão de volta: o Bazar Europeu e o Festival de Cinema Europeu. A mostra, que terá 17 filmes europeus, começa em 12 de maio, às 19h, com projeção do longa holandês Só o melhor para o nosso filho, no Cine Brasília, e segue com exibições até dia 19. Já o bazar reunirá atrações musicais, de dança, culinária e até a transmissão do festival Eurovision Song Contest, realizado na Suécia. O evento será em 14 de maio, na Cultura Inglesa da Asa Sul. ;É uma oportunidade das pessoas provarem as comidas de diferentes regiões da Europa. É uma verdadeira volta pela Europa;, comenta Cravinho.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .