Diversão e Arte

Leva de filmes que tratam da maternidade promete invadir as telonas

Independentemente de linguagem e do tipo de narrativa as matriarcas nunca saem de moda ou das tramas da sétima arte

Ricardo Daehn
postado em 08/05/2016 07:32

Independentemente de linguagem e do tipo de narrativa as matriarcas nunca saem de moda ou das tramas da sétima arte

O cinema é sempre generoso com a imagem das mais diversas mães. Independente de linguagem e do tipo de narrativa ; vale puxar da memória, mães como a do cervo Bambi, em desenho animado, e a mãe coragem de Roma, cidade aberta, feita por Anna Magnani ;, as matriarcas nunca saem de moda ou das tramas da sétima arte.

Celebradas, no passado, em comédias até mesmo capazes de fazer chacota em torno do ideal da maternidade (para ficar num exemplo, Dianne Keaton, nas telas, foi relutante com bebê, em Presente de grego) ou em dramas densos como A escolha de Sofia (Meryl Streep, no auge) e Laços de ternura (Shirley MacLaine e Debra Winger), as mães prometem invadir os cinemas, representadas nas telas nos próximos meses.


Julieta
A mais recente investida de Pedro Almodóvar nas telas, destacada para o Festival de Cannes, reúne as atrizes Emma Suárez e Adriana Ugarte, ao investir na adaptação de três contos da canadense Alice Munro, vencedora do prêmio Nobel. Uma mãe atormentada pelo passado dúbio calibra a trama que mostra o inesperado abandono dela pela filha. Estreia prevista para 23 de junho.

Terra estranha
A diretora Kim Farrant, depois de investir em documentários, chegou a este drama estrelado por Nicole Kidman, cinco anos de a estrela ser indicada ao Oscar, pela mãe enlutada de Reencontrando a felicidade. Catherine (Kidman) é a protagonista, ao lado de Matthew (Joseph Fiennes). Recém-chegados ao deserto da Austrália, eles veem a vida esfacelada por uma tempestade de areia na qual dois filhos desaparecem. O suspense, com estreia indefinida para o Brasil, foi apresentado no Festival de Sundance.

Pais e filhas
Ainda inédito na capital, o longa é estrelado por Russell Crowe e Amanda Seyfried (de Mamma mia), trazendo o tempero sempre familiar do cinema do italiano Gabriele Muccino, conhecido por À procura da felicidade e O último beijo. Um sentimento maternal ; estendido no cuidado de várias crianças com problemas psicológicos ; se instala na personagem de Seyfried. A ausência materna na infância e a criação por um pai, escritor e instável, marcam a moça.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação