Diversão e Arte

Carlos Navas se apresenta no Teatro da Caixa

Repertório terá músicas autorais e sambas de Custódio Mesquita

Irlam Rocha Lima
postado em 09/05/2016 07:31

Carlos Navas resgata repertório do início da Bossa Nova

O baú com relíquias do cancioneiro brasileiro sempre teve em Carlos Navas ávido garimpeiro. Uma dessas pesquisas do cantor resultou no CD Algumas canções da arca, em que fez releituras de músicas de Vinicius de Moraes dedicadas às crianças. É desse universo, também, outro título da discografia do artista paulistano: Canções de faz de conta, sobre a obra de Chico Buarque.

Na produção do álbum Junte tudo o que é seu...Canções de Custódio Mesquita, Navas aprofundou ainda mais a busca por raridades, ao visitar o legado de um dos mais importantes cantores das décadas de 1930 e 1940, tido como precursor da bossa nova. Justo numa época de total predominância no cenário da música popular brasileira da influência do bel-canto europeu, que tinha em Francisco Alves e Vicente Celestino os exemplos maiores.

Lançado em 2007, Junte tudo o que é seu foi levado aos palcos, mas na época a turnê do show não passou pela capital. Convidado a participar do projeto Samba de bamba, Navas não teve dúvida em retomar esse show e trazê-lo para o brasiliense. Ele tem a companhia do trio formado por Moisés Alves (piano), Evandro Gorcello (violão) e Humberto Zigler (percussão).

[SAIBAMAIS];Sabia da importância de Mário Reis para a música brasileira e do diferencial que ele representava, com seu estilo cool, numa fase de vozes poderosas, com seus barítonos e tenores, não apropriados para transmitir a graça do samba carioca. Ele modificou a concepção interpretativa do gênero, trazendo improviso, espontaneidade, leveza e maleabilidade à forma de cantá-lo;, diz Navas.

Junte tudo o que é seu
Show de Carlos Navas, em homenagem a Mário Reis, hoje, às 20h, pelo projeto Samba de Bamba, no Teatro da Caixa (Setor Bancário Sul). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos.


A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação