Diversão e Arte

As batidas do reggae continuam em alta

O Brasil é um dos países com melhor aceitação do estilo com musicalidade simples e ideias de liberdade em suas canções

postado em 11/05/2016 07:32

[FOTO1]

O reggae surgiu no fim dos anos 1960, na Jamaica, influenciado por ritmos como o ska e o rocksteady, e nas primeiras gravações de The Maytals, Larry and Alvin, The Beltones, The Pioneers, The Wailers, entre outros. Apesar de, ou talvez por, estar sempre associado à pequena ilha situada no mar do Caribe, à musicalidade simples e aos ideais de liberdade da consciência difundidos pelos seus principais artistas ; como Bob Marley ;, o Brasil é um dos países com melhor aceitação do estilo.

O que pode ajudar a comprovar a veracidade da afirmação é que, por aqui, há quatro anos, comemora-se o Dia Nacional do Reggae em 11 de maio, em decreto oficial assinado pela Presidente Dilma e sancionado pela Lei 12.630, cujo texto afirma que ;nesta data ;se homenageará o ritmo musical difundido mundialmente por Robert Nesta Marley;;. A data, aliás, foi escolhida por ser o dia em que Bob Marley morreu, aos 36 anos, em 11 de maio de 1981, em um hospital em Miami, nos Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]

Além da celebração ao trabalho deixado por Bob Marley, outro importante legado do amor brasileiro ao reggae jamaicano são as bandas que o país produziu por aqui. Influenciados pela visita de Jimmy Cliff ao Brasil, em 1969, e pelo lançamento do filme Balada sangrenta (The harder they come), estrelado, também, por Jimmy Cliff, artistas brasileiros começaram, já nos anos 1970, a incluir características do reggae em seus trabalhos.

Um marco disso foi a gravação da música Nine out of ten, de Caetano Veloso, em 1972, que, apesar de não ser um reggae propriamente dito, contém claros elementos do som jamaicano. ;É a minha melhor música em inglês. É a primeira vez que uma música brasileira toca alguns compassos de reggae, (...) Bob Marley e The Wailers foram a melhor coisa dos anos 1970;, declarou o próprio Caetano em entrevista ao Jornal do Brasil.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação