Diversão e Arte

Evento Reggae na Praça propõe ocupação dos espaços públicos

"Nós temos uma ideia de que os espaços públicos devem ser ocupados com cultura. Isso é um direito nosso", afirma Samuel Estrella, produtor do evento

Renata Rios
postado em 14/05/2016 07:32

O evento recebe desde moradores e ambulantes de São Sebastião até fãs do estilo vindos de outras regiões do DF

Hoje é dia de reggae, não só por ser o dia nacional do estilo, mas também porque nessa data a Praça do Reggae será ocupada por artistas do estilo, tanto locais como com destaque internacional. ;Nossas edições atraem muita gente da cidade e de outros locais. Temos poucos eventos de reggae em Brasília, o público vem para poder aproveitar;, afirma Samuel Estrella, produtor do evento.

O Reggae na Praça propõe ocupar espaços públicos. ;Nós temos uma ideia de que os espaços públicos devem ser ocupados com cultura. Isso é um direito nosso!”, afirma Estrella. Para o produtor, a ocupação de espaços é parte da tradição do estilo musical: ;A nossa ideia é resgatar o reggae de rua, uma tradição que vem do berço do estilo, da Jamaica;, explica.

Esta será a 8; edição do evento, que completa dois anos hoje. Mas a iniciativa não se limita às apresentações, antes e depois dos eventos são oferecidas oficinas variadas, como de produção cultural, mídias digitais e até de acesso às políticas na área cultural. ;Todas as oficinas ajudam quem está começando nessa área. Por exemplo, existe uma burocracia muito grande para ter acesso às políticas de incentivo à cultura, querendo ou não as pessoas de locais mais pobres não têm facilidade de acesso a esses incentivos;, pontua. Ele ainda complementa que esse é o primeiro ano que São Sebastião tem um número significativo de projetos aprovados no Fundo de Apoio à Cultura (FAC). ;Foram nove projetos, isso já mostra que estamos melhorando;, diz.

Outro ponto que a iniciativa já conseguiu sucesso é o de quebrar estereótipos sobre o estilo musical. Enquanto o rap é muito relacionado à violência, o reggae tem um estereótipo de ser uma música muito vinculada às drogas. ;Atualmente, tanto moradores quanto ambulantes já esperam pela gente. Isso não acontecia no início, foi uma coisa que mudou com o tempo;, comemora Estrella, que ainda exibe com orgulho o fato de nunca ter sido registrada nenhuma ocorrência policial no evento e a movimentação na praça ajudar os ambulantes que ali trabalham.

Reggae na Praça
Praça do Reggae (Bairro Vila Nova, São Sebastião). Hoje, das 15h à 0h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação