Em vídeo divulgado nesta segunda-feira, o grupo Porta dos Fundos fez duras críticas ao jornalismo de celebridades. A nova esquete mostra uma entrevista de emprego, na qual o personagem interpretado por Antonio Tabet demonstra insegurança quanto ao currículo da candidata à vaga. Segundo ele, a formação o preocupa por constar graduação em jornalismo em Londres e experiência no jornal The New York Times, dos Estados Unidos.
"Para trabalhar no nosso site, essas credenciais já não fazem muita diferença. É um jornalismo mais ágil, mais dinâmico... ruim mesmo", justifica. Ainda de acordo com ele, o "jornalismo já está ultrapassado". As críticas ainda mencionam a falta de tempo para apuração, como checar as informações com as fontes. "A gente basicamente replica umas fotos do Instagram de uma pseudocelebridade...", afirma.
Os erros de português em matérias também são citados. O editor recomenda à jornalista "abusar de erros de concordância nominal e verbal" e sugere a limitação de tempo verbal na construção do texto, utilizando apenas o futuro do pretérito. Tabet menciona o Big brother Brasil, o ator e apresentador Bruno de Luca e a modelo fitness Gracyanne Barbosa.
Em outros vídeos, como Meias palavras e Repórter, o Porta dos Fundos também critica os deslizes dos veículos de comunicação. A produtora de vídeos lança a segunda temporada do programa na Fox nesta quarta-feira, às 21h45. Desta vez, a compilação de vídeos inclui produções inéditas, além de esquetes já disponíveis na internet.
[VIDEO1]