postado em 25/05/2016 15:43
O centro cultural Kunsthal KAdE, na cidade de Amersfoort, Holanda, inaugurou neste último sábado, 21/5, a exposição Soft Power ; Arte Brasil, com um painel em azulejos de Athos Bulcão e obras de outros 34 coletivos e artistas visuais brasileiros. Esta é a maior exposição de arte brasileira contemporânea dessa galeria, que tem por tradição realizar mostras no campo das Artes Visuais, Arquitetura e Design. A abertura foi marcada por protestos dos artistas brasileiros presentes contra a atual situação política no Brasil.
Para a exposição, a Fundação Athos Bulcão reproduziu azulejos e orientou a montagem de um painel com dimensões de 2,7m x 2,7m com o padrão da Torre de TV de Brasília.
[SAIBAMAIS]Motivada pelos Jogos Olímpicos Rio 2016, a exposição, que fica em cartaz até 28 de agosto, é composta por pinturas murais, painéis e grafites criados especialmente para essa mostra e trabalhos em outros suportes que abordam uma grande variedade de questões de cunho político, como a condição dos povos indígenas no norte do país, a escassez de água em São Paulo e as políticas econômicas do governo.
Entre os murais, que denunciam os conflitos sociais, a arte de Athos revela sua vocação democrática ao tornar as ruas um museu a céu aberto.