Em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, o Cine Brasília selecionou quatro longas para serem exibidos na segunda e terça-feira (6 e 7/5). Com sessão gratuita, a programação conta com bate-papo com o cantor Lenine e o convidado Pnuma.
Confira a programação e a sinopse dos filmes selecionados para o Festival de cinema do Dia Mundial do Meio Ambiente:
Dia 06, segunda-feira
10h - Rio (animação, 2011 classificação livre) direção: Carlos Saldanha.
Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas, capturada na floresta, foi parar na fria Minnesota, nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles ficam presos por uma corrente na pata. É quando precisam unir forças para escapar do cativeiro.
19h30 ; Blackfish (EUA, documentário, 2013, 90 minutos, classificação 14 anos) direção: Gabriella Cowperthwaite.
[VIDEO1]
Em 24 de fevereiro de 2010, a experiente treinadora Dawn Brancheau é atacada pela baleia orca com quem fazia um show no SeaWorld. O caso teve repercussão mundial e levantou questionamentos sobre as condições que os animais viviam em cativeiro e a segurança dos próprios treinadores ao dividirem a mesma piscina com eles durante os shows. O documentário investiga o histórico dos shows com baleias orca nos Estados Unidos, mostrando que acidentes deste tipo não são tão raros assim, e também a violência sofrida pelos animais retirados da vida selvagem e do convívio social com outros da mesma espécie.
Após a sessão conversa com o musico Lenine.
Dia 07, terça-feira
10h ; Rio (animação, 2011 classificação livre) direção: Carlos Saldanha.
19h ; Instinto (Instinct, EUA, 1998, aventura/suspense, 126 minutos, classificação 16 anos), direção John Turteltaub.
Em uma de suas viagens o Dr. Ethan Powell (Anthony Hopkins), um famoso antropologista, desaparece. Ele é encontrado em Ruanda dois anos depois, mas antes de ser detido ele mata três homens e fere dois. Após algum tempo o governo americano consegue sua custódia e ele passa a ser analisado pelo Dr. Theo Calder (Cuba Gooding Jr.), um psiquiatra que considera este caso uma oportunidade rara. Mas por algum motivo o Dr. Powell não fala uma única palavra, mas aos poucos esta barreira é quebrada e o médico aprende muito da vida com o antropólogo, que muitos consideram louco. Por trás da ;loucura; do antropólogo está a violência sofrida pelos animais com que convivia nas florestas de Ruanda, capturados por traficantes de animais.
Conversa com convidado do PNUMA.