Diversão e Arte

Escritores investem na internet como plataforma de divulgação de trabalhos

O jeito é uma forma de alcançar pessoas no mundo inteiro

postado em 06/06/2016 07:32
O estudante Mateus Santana escreve poesias sobre cotidiano na página Controvérsias
Estudante de publicidade e propaganda, 19 anos, apaixonado por literatura. Esse é João Pedro Doederlein, administrador do site Contos mal contados. O brasiliense começou a carreira de escritor com blogs, passou para a fã page e começou a reunir fotografias e desabafos pessoais escritos de forma literária. Hoje, ele posta contos, poesias e pequenos textos para mais de 129 mil seguidores. ;Eu tinha vontade de ser escritor e também de ser famoso na internet, pensava que assim eu chamaria atenção o suficiente de alguma grande editora e poderia publicar meus livros;.

O principal projeto de João Pedro hoje é a série Significados. Ele escolhe palavras do cotidiano, como abraço e cafuné e dá a elas uma nova explicação, descrevendo sentimentos e situações com uma pegada intimista. Ele já ressignificou 42 palavras e alcançou grandes páginas e artistas. A atriz Julia Konrad, que está no ar como a Ciça em Malhação, é uma das pessoas que compartilharam um dos posts, O abraço.

Inspirado pela figura feminina, o escritor tornou parte da essência da página os textos sobre mulheres, como Isabel e Matilda, sobre quem ele mais escreve. ;Isso tem muito a ver com a minha mãe, porque ela foi uma figura feminina muito presente na minha vida desde sempre e isso acabou transparecendo na minha arte;, relata João Pedro.

Mas não é só ele que escreve no aviãozinho para o mundo todo ler. Com mais de 88 mil seguidores e um alcance que vai até o Japão, a página Controvérsias também faz sucesso na capital. Administrada pelo também estudante de publicidade e propaganda, Mateus Santana, ela reúne poesias inspiradas em situações cotidianas e pessoais escritas de uma forma que qualquer um possa se identificar. ;Já escrevi sobre comida, sobre fome, de tudo eu tento tirar um texto;, conta.

O estudante também optou por trabalhar com composições menores, visto que as pessoas não têm mais paciência para ler textos grandes. E a simplicidade das poesias do brasiliense também encantaram pessoas famosas. Ele conta que o autor de novelas Walcyr Carrasco compartilhou uma de suas poesias e que recebeu curtidas das cantoras Pitty e Ana Vitória, em textos inspirados em músicas delas.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação