Diversão e Arte

Quadrinhos, zines e literatura escoam por caminhos independentes

Teatro Dulcina e Conic abrigam feira com representante de produções alternativas

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 16/06/2016 07:33

Taís Koshino, Lucas Genre, Daniel Lopes e Augusto Botelho: organizadores da feira

As publicações independentes, que no início do desenvolvimento se insinuaram apenas como uma nova possibilidade de experimentação, mostram-se cada vez mais consolidadas e um caminho cada vez mais escolhido por jovens escritores. A feira Dente, criação brasiliense, chega com uma nova edição, desta vez na praça central do Conic e no Teatro Dulcina, com 50 expositores de todo o Brasil e a entrega do primeiro prêmio Dente de Ouro.

Em segunda grande edição, a Feira ocorre em 17 e 18 de junho e vai contar com mais de 70 artistas, coletivos e editoras. O objetivo do evento é criar mais um espaço amplo de circulação para a produção de artistas da cidade, seja ela em prosa, poesia, quadrinhos ou zine. O projeto foi pensado para ampliar cada vez mais a presença dos criadores no cotidiano da cidade, investindo no mercado de publicações e na expansão da criação brasiliense. Entre os artistas e coletivos que organizam o projeto estão: MÊS, LTG, Selo Piqui, Extraterrestre, Lovelove6 e Heron Prado.


A feira surgiu em 2015 e o objetivo é que ela se torne cada vez maior. Taís Koshino é quadrinista e uma das produtoras e organizadoras da feira Dente de publicações, ela acredita que a presença de feiras como essa ajudam a divulgar o trabalho dos artistas e a alcançar um público maior e mais diversificado.

;Precisamos incentivar essa circulação dos trabalhos, já que ainda é muito difícil viver de quadrinhos, por exemplo, aqui na cidade e mesmo no restante do país. Precisamos vender para investir em novos materiais;, afirma a quadrinista. O foco da feira são as publicações independentes, que não circulam no mercado editorial convencional, com o intuito de colocar Brasília no circuito nacional de feiras independentes, incentivando a troca entre artistas locais e nacionais. Além dos artistas expositores, a programação conta com oficinas de animação, serigrafia, encadernação, colagem, zine, fotozine, ministradas por artistas de Brasília e de outras cidades.

2; edição da feira Dente Em 17 e 18 de junho, no Conic e teatro Dulcina. O horário de exposição começa às 12h e vai até às 18h. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo site: www.feiradente.com ou pelo e-mail: contato@feiradente.com

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação