Diversão e Arte

Morre Rubén Aguirre, ator que interpretou o professor Girafales

A morte foi confirmada pelo Twitter por Edgar Vivar, intérprete do Senhor Barriga no seriado. Aguirre fez um apelo, ano passado, por sua saúde

Estado de Minas
postado em 17/06/2016 08:16

A morte foi confirmada pelo Twitter por Edgar Vivar, intérprete do Senhor Barriga no seriado. Aguirre fez um apelo, ano passado, por sua saúde

O ator Rubén Aguirre, que interpretou o Professor Girafales no seriado Chaves morreu na manhã desta sexta-feira aos 82 anos. A morte foi confirmada por Edgar Vivar, conhecido por interpretar o Senhor Barriga no programa. Através do twitter, ele disse: "Meu professor favorito descansa em paz... Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte para outro plano. Sentirei saudades."

Há pouco menos de duas semanas esteve internado para tratar de uma pneumonia. Sua filha, Verônica, disse ao jornal Clarín que o pai estava "um pouco melhor", mas não estava totalmente recuperado. Na ocasião, o ator chegou a publicar uma mensagem aos fãs. "Obrigado pelas mensagens. Elas me alegram", escreveu.

Além da pneumonia, Aguirre usava remédios para controlar sua diabetes, cálculos de vesícula e doenças renais. Ele vivia em uma cadeira de rodas desde 2007, quando sofreu um grave acidente de carro. Sua mulher, Consuelo de los Reyes, chegou a perder uma das pernas na ocasião.

Um ano atrás divulgou a carta E agora, quem poderá me defender? (referência ao personagem Chapolin). No texto, o ator reinvidicava assistência médica da Associação Nacional de Atores do México (Anda).

"Como muitos de vocês sabem, nos últimos tempos meu estado de saúde e de minha esposa se debilitaram (...) Minhas forças se acabaram. Tenho lutado há dez anos por esse direito, porque há dez anos preciso dele. Tenho 81 anos e, repito, tenho sérios problemas de saúde", escreveu.

Por conta de sua saúde debilitada, viveu recluso em seus últimos anos, afastado da Cidade do México, capital do país. Deixou a vida artística por vergonha do próprio corpo - ele engordou muito por conta da medicação e ficou com peso maior que o do amigo Edgar Vivar.

No seriado Chaves, Aguirre conheceu o sucesso interpretando o altíssimo Professor Girafales, eterno pretendente da Dona Florinda. O ator ainda atuou em quatro filmes de Chespirito: El Chanfle, El Chanfle 2, Charrito, Don Ratón y Ratero.

Com o fim definitivo das gravações do Chaves, em 1992, ele produziu em 1994 o programa Aqui esta la Chilindrina. O programa teve como personagem central a esperta Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de Las Nieves. Desde 1976, Rubén era proprietário de um circo: El Circo del Professor Jirafales.

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação