Diversão e Arte

Sérgio Mendes celebra 50 anos do grupo Brasil 66

Seu maior hit, 'Mas que nada', também completa meio século de existência

Adriana Izel
postado em 19/06/2016 07:02

Seu maior hit, 'Mas que nada', também completa meio século de existência

Rio de Janeiro ; O produtor, músico e cantor Sérgio Mendes, 75 anos, é uma referência em todo o mundo. Ele já trabalhou com diferentes nomes da música nacional e internacional. Seu projeto mais recente envolve os brasileiros Baby do Brasil e Rogério Flausino (vocalista do Jota Quest), com quem gravou a faixa Se ligaê, uma canção comemorativa a chegada dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados em agosto no Rio de Janeiro. Estão na música o clássico piano de Mendes e sua melodia marcante.

Também é em 2016 que o músico comemora 50 anos da criação do grupo Sérgio Mendes & Brasil 66;. A banda, que começou nos Estados Unidos, foi responsável por levar Sérgio Mendes ao estrelato global, assim como a canção Mas que nada, lançada no mesmo ano no disco Herb Alpert Presente Sérgio Mendes & Brazil 66;. A faixa, de autoria de Jorge Ben Jor, ganhou uma versão de Mendes, que se tornou conhecida em todo o planeta e conseguiu sucesso nas paradas norte-americanas, figurando na lista de mais ouvidas da Billboard.

Depois da versão de Mendes, a música foi cantada por Ella Fitzgerald, Al Jarreau e Trini Lopez. Além dos 50 anos da primeira versão de Mas que nada, Mendes ainda celebra os 10 anos do lançamento da canção que foi regravada e remixada pelo grupo Black Eyed Peas em parceria com o próprio Sérgio Mendes. ;É uma música que é importantíssima para mim;, define o artista ao Correio.

O cinquentenário da criação do grupo e do lançamento da música serão celebrados com uma turnê especial, que já teve início e passou por algumas cidades dos Estados Unidos e da Europa. Nos dias 23 e 24 de junho, Mendes estará em Caesarea e Tel Aviv, em Israel. Já em julho, nos dias 14 e 22, se apresenta novamente nos Estados Unidos, em Seattle e Oxnard, respectivamente. Mas o show mais aguardado será em 12 e 13 de julho, durante o Hollywood Bowl, em Los Angeles, no qual atuará ao lado da Orquestra Filarmônica de LA, composta por 120 músicos. Ainda não há datas para o Brasil, mas Mendes diz que espera trazer a turnê para o país. ;Quero muito tocar na Praia de Icaraí (em Niterói, cidade natal do músico). E quero um dueto com Baby do Brasil;, afirma.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação