Diversão e Arte

Temporada atual de Game of Thrones reafirma série como maior fenômeno da TV

Série de fantasia baseada em obra de George R.R terá penúltimo episódio da 6ª temporada exibido neste domingo

Adriana Izel
postado em 19/06/2016 07:04

Um dos momentos mais aguardados da sexta temporada foi a ressuscitação de Jon Snow

Todo domingo durante 10 semanas precisamente às 22h05 (horário de Brasília) milhões de pessoas sintonizam suas televisões na HBO. O quase religioso hábito que teve início há cinco anos com a estreia do primeiro episódio da série Game of thrones ganha novos adeptos a cada temporada. Dados da audiência nos Estados Unidos revelam que, desde o capítulo que deu início a saga exibido em 17 de abril de 2011 até o primeiro episódio da sexta temporada, a produção ganhou mais 7,7 milhões de espectadores com os televisores ligados ou os serviços on demand conectados no seriado.

Os números de audiência são surpreendentes, principalmente se forem levados em consideração os novos modos de consumo de séries, com o surgimento das plataformas em streaming e on demand ; em que o espectador pode assistir à produção a hora que quiser e às vezes até como quiser, já que muitas atrações são disponibilizadas com todos os episódios de uma temporada.

Mas o que faz Game of thrones conseguir ir contra essa maré e continuar a aumentar sua audiência em cada nova temporada? Vários motivos podem ser apontados. A começar pela boa adaptação da saga de fantasia épica, As crônicas de gelo e fogo, do escritor George R.R. Martin, que presta consultoria aos produtores e chegou a fazer parte da equipe de roteiristas em algumas temporadas. Sucesso que foi alcançado por produções como O senhor dos anéis e Harry Potter, ambas inspiradas em obras literárias.

Com base nos cinco livros já publicados por Martin, a série da HBO narra a disputa entre os Sete Reinos de Westeros pelo Trono de Ferro, que dá direito a comandar todo o continente. As primeiras temporadas eram bastante fiéis ao livro, porém, como o seriado acabou passando a saga literária e por questões mercadológicas houve algumas mudanças entre as duas produções, o que serviu para que os fãs criassem ainda mais teorias em torno da história.

Manual de Game of thrones

Westeros
É um dos quatro continentes fictícios criado por George R.R. Martin. Ele equivale a maior parte dos Sete Reinos. Porto Real é a cidade-sede do Trono de ferro, o almejado reino.

Famílias
Os clãs são essenciais na história e todos eles têm lemas. Entre os mais importantes estão Stark (;O inverno está chegando;), Lannister (;Ouça-me rugir;), Baratheon (;Nossa é a fúria;), Greyjoy (;Nós não semeamos;), Arryn (;Tão alto como a honra;), Tyrell ("Crescendo fortes), Martell (;Insubmissos, não curvados, não quebrados;), Tully (;Família, dever e honra;) e Targaryen (;Fogo e sangue;). Originalmente, o trono pertencia à família da Targaryen, que perdeu o poder após uma revolução liderada pelos Baratheon. O casamento de um Baratheon com uma Lannister deixou o poder na mão da família que tem os leões como brasão.

Muralha
A Muralha foi criada para separar os chamados Caminhantes Brancos que entraram em conflito com os humanos do extremo norte. O local é protegido pela chamada Patrulha da Noite, que reúne ex-criminosos e pessoas que largaram à vida tradicional para se dedicar à proteção do reino. É formado apenas por homens, que não podem constituir família. Entre os principais personagens integrantes da patrulha estão Jon Snow (Kit Harington) e Samwell Tarly (John Bradley).

Caminhantes brancos

As criaturas para além da Muralha são citadas logo no episódio inicial da série. Na trama, elas não eram vistas há um milênio, e se tornaram para boa parte da população de Westeros meros mitos. Porém, aos poucos, GoT mostra que as criaturas mortas e com fisionomia de ;gelo; estão voltando para reivindicar seu espaço em Westeros. Recentemente foi mostrado que elas foram criadas pelos Filhos da Floresta como uma arma contra os humanos.

GoT pelo mundo
Com diferentes cenários dentro dos continentes de Westeros e Essos, Game of thrones possui diversas locações pelo mundo. Ao todo nove países já receberam gravações da série. São eles: Croácia, Islândia, Malta, Marrocos, Irlanda do Norte, Escócia, Espanha, Estados Unidos e Canadá. Segundo levantamento do TripAdvisor (site de reservas de viagens), os locais que foram cenários da série tiveram um aumento significativo na procura, de 125% em média. Confira as duas locações mais procuradas.

Klis, na Croácia: as ruínas do forte do local foram usadas para criar a cidade de Meereen, em que está Daenerys Targaryen nesta temporada.

Castillo de Zafra, na Espanha: O castelo foi transformado em um dos cenários mais aguardados da trama, a Torre da Alegria, que aparece em visão de Bran Stark.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação