Diversão e Arte

Contrabaixista Hamilton Pinheiro lança disco com show no Clube do Choro

Disco 'Quatro' reúne dez faixas autorais

Irlam Rocha Lima
postado em 21/06/2016 07:32

O baixista Hamilton Pinheiro lança o quarto disco hoje, no Clube do Choro

Brasília é reconhecida e louvada como um fértil celeiro de instrumentistas. O que não falta são exemplos de músicos talentosos que, há tempos, têm saído para brilhar nos cenários nacional e internacional. Há, porém, os que, por motivos diversos, preferem permanecer na cidade e continuar dando contribuição para um melhor desenvolvimento dessa manifestação artística.

Há os que, com formação acadêmica, deixam a capital em busca de aperfeiçoamento do seu ofício. O contrabaixista Hamilton Pinheiro é um deles. Em fevereiro, ele retornou dos Estados Unidos, onde faz mestrado em jazz performance, na conceituada Universidade de Louisville, em Kentucky, e retorna àquele país em julho.

Com a agenda cheia de compromissos, mesmo no período de férias, Hamilton aproveitou a breve estada no Distrito Federal para, há duas semanas, gravar o quarto disco, que lança hoje, às 21h30, com show no Espaço Cultural do Choro. Hoje também as 10 faixas do álbum estarão disposição, gratuitamente, para download, no site www.cdquatro.com.br.

De produção independente, o Quatro, segundo o contrabaixista, ;celebra o encontro de amigos e parceiros, unidos por afinidades e também pela vontade de debruçar-se com afinco sobre projetos musicais que consideramos importantes;. Nesse disco, se juntaram a ele o pianista Flávio Silva, o baterista Pedro Almeida e o guitarrista Eudes Carvalho. Esse último foi colega de Hamilton na Universidade de Brasília.

As 10 faixas do CD são de autoria do músico. Três, O bom filho à casa torna (com a participação especial de Ademir Júnior); Depois do fim; e Tresselas foram gravadas anteriormente em outros discos. As outras, entre elas Ultraleve, Moça bonita, Valsa por uma estrela e a que dá nome ao trabalho são inéditas. Michael Tracy, Pablo Fagundes e Juninho Ferreira foram outros convidados que participaram das gravações.

Para o músico, esse seu novo projeto mostra suas duas atuais vertentes de atuação: "A MPB e o jazz, encontrando-se numa sonoridade que se assemelha à música feita em Minas Gerais, principalmente pelos criadores do Clube da Esquina". Hamilton acrescenta: "Essa mistura se alinha à nova maneira de tocar, encabeçada no Brasil pelo bandolonista Hamilton de Holanda, em que a importância do arranjo é elevada ao mesmo nível da improvisação, tornando a música mais dinâmica e complexa", completa.

O repertório do show tem como base os temas registrados no Quatro, com a inserção de Desilusão (Paulinho da Viola), Deixa (Baden Powell) e First circle (Pat Metheny). Além dos músicos que participaram do CD, Hamilton vai ter ao seu lado no palco o cantor Leonel Laterza e a cantora Lidi Satier. ;Vou ter um time de grandes artistas comigo em cena;, comemora antecipadamente.

Hamilton Pinheiro
Show do contrabaixista e compositor, banda e convidados hoje, às 21h, pelo projeto Prata da Casa, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação