Irlam Rocha Lima
postado em 22/06/2016 07:10
Em nenhuma das 26 edições do Prêmio da Música Brasileira anteriores, Brasília teve tantos representantes quanto a deste ano, que ocorrerá hoje, a partir das 21h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Zélia Duncan, Hamilton de Holanda, Rogério Caetano, Indiana Nomma e Renata Jambeiro estão na disputa do troféu em diferentes categorias.
Zélia, que iniciou a carreira cantando em bares e casas noturnas da cidade, é a campeã de indicações do prêmio ; cinco ao todo: melhor álbum, melhor cantora e melhor projeto visual de samba; e duas indicações na categoria Melhor canção, pelo CD Antes do mundo acabar, que gravou com Zeca Baleiro. A exemplo de 2015, ela também assina o atual roteiro da cerimônia do evento.
Na categoria instrumental, Rogério, que já foi indicado em outras três edições, disputa este ano na categoria de melhor álbum e de melhor grupo, com o Tocata Amizade, na categoria instrumental. ;Estou confiante em relação à conquista do prêmio. Se ele vier, verei como o reconhecimento de uma trabalho de qualidade, que realizei ao lado de Yamandu Costa, Luis Barcelos e Bebê Kramer;, afirma.
Para o violonista goiano, que antes de se radicar no Rio de Janeiro, há três anos e meio, já brilhava Brasília, onde gravou discos e fez incontáveis apresentações Tocata amizade ;é um projeto diferenciado, quase experimental, que traz apenas a Suíte brasileira, do Yamandu, e a Suíte retratos, clássico da obra do mestre Radamés Gnattali;, acrescenta. Também na categoria instrumental, Hamilton de Holanda busca premiação como melhor intérprete.
Sem esconder a expectativa ao participar do evento, Renata Jambeiro diz que é uma grande responsabilidade ;representar uma nova geração de cantoras e também Brasília, onde iniciei a carreira, na minha primeira participação no prêmio;. Ela conta que já esteve no Theatro Municipal outras vezes, mas para assistir a espetáculos. ;Agora, vou concorrer ao troféu de melhor cantora, como sambista, indicada por uma comissão julgadora, formada por especialistas, concorrendo com Zélia Duncan e Ana Costa, pelo Fogaréu, meu terceiro disco, lançado pelo selo carioca Fina Flor;, complementa.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .