Diversão e Arte

Desenhos infantis apostam em histórias feministas

postado em 22/06/2016 07:13
Princesa Moana: ela enfrenta bravamente os desafios e luta com monstros no Oceano Pacífico
Foi-se o tempo em que o maior drama na vida das mulheres era buscar casamento com o príncipe encantado. Indo além das brigas entre madrasta cruel e órfã ingênua, novas princesas da Disney refletem a cara da nova geração feminina, que busca independência e afirmação.

Não dá para negar que as fundadoras do grupo de princesas, que mais tarde se tornariam uma das maiores marcas da Disney, Branca de Neve, Cinderela e Aurora (Bela adormecida) não são nada parecidas com Elsa, Mérida, Tiana e a última geração das protagonistas. No ano de 1937, quando Branca de Neve surgiu, a posição da mulher na sociedade era completamente diferente de hoje, ano em que Disney anunciou Moana, próxima princesa que parte em uma aventura cheia de ação na busca da autodescoberta.

Assim como o último sucesso do estúdio, Frozen, Moana não está esperando ser salva por um príncipe. Ao lado de seu herói mitológico, o semideus Maui, ela enfrentará desafios e lutará bravamente com monstros e criaturas pelo Oceano Pacífico. Tudo isso em busca dos mistérios que cercam sua ancestralidade. Moana será a primeira princesa polinésia, uma garota de 16 anos que vive nas ilhas havaianas.

Dirigido por Ron Clements e John Musker, os mesmos que assinam Frozen e Zootopia, o longa traz Dwayne Johnson, o The Rock, como dublador de Maui e Auli;i Cravalho como a princesa. A estreia está marcada para janeiro de 2017.

Moana - um mar de aventuras é mais um a entrar no conjunto de filmes infantis que atingem garotas por um viés diferente. Sem uma figura feminina como a grande vilã e um homem como o salvador do dia, o longa assim como Valente, Frozen e A Princesa e o Sapo mostra que o poder pode vir da própria mulher.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação