Diversão e Arte

Soprano síria surpreende público no Dia Mundial do Refugiado

Evento ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos

postado em 22/06/2016 09:07

Evento ocorreu em Nova York, nos Estados Unidos

Ao escutá-la interpretando Puccini com sua impactante voz de soprano diante de um público encantado com sua interpretação em um teatro de Nova York, o que menos se imagina é que Lubana al Quntar é uma refugiada síria nos Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]A meia hora de distância de carro da sede do comitê de campanha de Donald Trump, ela e dezenas de outros refugiados participaram de um show especial no Dia Mundial do Refugiado, reafirmando a grande contribuição cultural dos que fugiram da perseguição e da guerra. Dias depois de o candidato republicano à Casa Branca propor suspender a entrada de refugiados sírios nos EUA, Quntar deixou o público boquiaberto, apesar de alguns assentos vazios.

Acompanhada por uma orquestra de músicos refugiados, cantou "Sola, perduta, abbandonata", da ópera Manon Lescaut, seguido da canção síria chamada Ya Ghazali. "É grandioso que o mundo inteiro veja como são os refugiados. Que têm um sonho, têm talento", explicou.

Quntar vive nos Estados Unidos há cinco anos, quando teve que abandonar a Síria após cinco meses de conflito, e hoje vive em Washington D.C. Morava em Sweida, ao sul de Damasco, onde, segundo Quntar, está sua alma.
Apesar de ser música profissional tendo estudado na Europa e atuado no exterior antes da deflagração da guerra, sua adaptação à nova vida foi difícil.

"Tive que começar a vida do zero", disse. "É uma luta constante, todos os dias, especialmente meu coração e minha mente estarão sempre com minha família e minha gente".
Os Estados Unidos aceitaram pouco mais de 6.300 refugiados sírios desde 2011, muito menos que a Europa.
"É triste", disse Quntar. "Para mim como artista, como música, não posso entender como se pode odiar uma pessoa".

A apresentação incluiu o trabalho de Sergei Rachmaninoff, que fugiu em 1917 da Revolução Russa e Irving Berlin, compositor americano cuja família emigrou da Rússia no século XIX. As doações arrecadadas no show serão destinadas a organizações como a Hebrew Immigrant Aid Society (HIAS) que dá assistência aos refugiados em todo o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação