Diversão e Arte

Pizzaria brasiliense vence premiação nacional

Baco é eleita a melhor do Brasil no prêmio da publicação 'Prazeres da Mesa'

postado em 22/06/2016 13:45
Receita secular é aposta da Baco, eleita a melhor pizzaria de 2016
Uma das referências do jornalismo gastronômico, a revista Prazeres da Mesa realizou nesta semana mais uma edição do prêmio Melhores do Ano. Brasília foi representada por nomes de peso da gastronomia local: pizzaria Baco, de Gil Guimarães, e restaurante Olivae, do chef Agenor Maia, CRU Balcão Criativo, de Lui Veronese, e Taypá, do peruano Marco Espinoza.

Ao seguir a receita tradicional de Nápoles, Gil Guimarães garantiu o primeiro lugar entre o júri especializado e concorreu com outros nomes consagrados na elaboração de receitas das redondas: todos endereçados na considerada capital da pizza - Carlos Pizza, Leggera, Speranza e Veridiana.

A pesquisa do chef sobre o sabor protegido por lei na Itália teve início em 2003. Gil começou a servi-la em 2011 e recebeu o selo STG (Specialità Tradizionale Garantita), da Associação Verace Pizza Napoletana, que garante o respeito à receita que existe há mais de 300 anos.

"Entre as características que marcam uma verdadeira pizza napolitana estão o uso da farinha 00, a fermentação longa, pouco uso de fermento, a técnica de abertura da massa e uma borda aerada de fácil digestão e recheio comedido", destaca o chef em entrevista ao Correio. A utilização da receita tradicional foi um divisor de águas na trajetória do chef Gil Guimarães. "Fiquei super emocionado. É o sentido de saber que vale a pena fazer bem feito".

[SAIBAMAIS]Na categoria Restaurante do Ano, da região Centro-Oeste, nomes respeitados da gastronomia brasiliense entraram no pódium: CRU Balcão Criativo, Olivae e Taypá. Os brasilienses perderam para o Mahalo, de Cuiabá (MT), dedicado à cozinha autoral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação