Diversão e Arte

Júri dita que Led Zeppelin não plagiou 'Stairway to Heaven'

A mítica balada de 'Led Zep', um dos grupos lendários da história do rock, foi alvo de um processo há dois anos pelo administrador do inventário do guitarrista do Spirit, Randy California, que reclamava milhões de dólares por perdas e danos

Agência France-Presse
postado em 23/06/2016 14:54
Los Angeles, Estados Unidos - Um júri de Los Angeles ditou nesta quinta-feira (23/6) que a célebre canção do Led Zeppelin, "Stairway to Heaven", não foi um plágio de um tema instrumental do grupo californiano Spirit.

A mítica balada de "Led Zep;", um dos grupos lendários da história do rock, foi alvo de um processo há dois anos pelo administrador do inventário s do guitarrista do Spirit, Randy California, que reclamava milhões de dólares por perdas e danos.



[SAIBAMAIS]Jimmy Page e Robert Plant, guitarrista e vocalista do grupo de rock inglês, defenderam sua canção das acusações do Spirit, um psicodélico grupo de Los Angeles que recebeu elogios dos críticos, mas jamais conseguiu a fama internacional de Led Zeppelin.

O grupo americano afirmava que o emblemático solo de guitarra melancólico que começa a música é retirado do instrumental "Taurus", de 1968, três anos antes da canção em questão.

Após dois anos de procedimentos judiciais, um juiz federal decidiu que a canção não havia sido plagiada, mas considerou que havia material suficiente para um processo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação