Quando se fala em música house, a primeira imagem que vem à cabeça das pessoas é a batida frenética, misturada a jogo de luzes em baladas noturnas. No entanto, o famoso estilo de música tem ganhado uma nova roupagem entre os produtores jovens da cidade. Criando novas harmonias para as batidas eletrônicas, eles equilibram o som com clássicos instrumentos musicais de sopro e corda.
Esse é o chamado live house music. Entre as mais de 30 vertentes do estilo, o live não pode ser gravado e salvo em HDs. As apresentações precisam ser sempre ao vivo. O DJ Einstein Vargas, na carreira há mais de 20 anos, explica que a música eletrônica está crescendo e por isso passando por processos de transformação. ;A cena musical, não só no Brasil, mas em Brasília também, está crescendo muito. O momento agora é de transição entre os estilos;, diz.
Einstein é o criador do grupo Doppler Effect, um dos precursores do estilo. Buscando uma nova forma de viver a música eletrônica, recrutou mais três músicos para o acompanhar enquanto dominava as picapes. A banda mistura a batida do house, o vocal feminino e as melodias do violino e do saxofone. ;Acho que esse estilo de música eletrônica que foi criado é mais harmonioso. Encanta mais as pessoas;, defende.
O grupo existe há oito anos e já se apresentou em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Goiânia e outras capitais. ;Há anos trabalho como DJ e aquela mesmice de ir lá e tocar sempre do mesmo jeito, as mesmas batidas, me incomodava. Foi aí que tive a ideia de trazer os instrumentos;, explica Einstein. Nesse momento, Renato Mozart e Felipe C. Vieira entraram no time com o sax e o violino. Em seguida, foi a vez de Patrícia Medeiros, que cedeu à banda o vocal.
Para que esse estilo funcione, o repertório tem que ser bem selecionado. Para se comunicar com os instrumentos e com a voz, Einstein recria as famosas músicas de balada. ;Eu faço novas versões das músicas que estão bombando no momento. Assim ,eu as preparo para serem tocadas com todo o resto;, conclui.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .