O grupo que trabalha com o estilo space rock tem também grande influência de Muse, Twenty One Pilots, Thirty Seconds To Mars e The Killers, e está no processo de produção do terceiro disco. O vocalista Walter Mourão denomina o próprio som como algo insólito, já que toda a temática é espacial. ;Nossa linguagem simplifica sons espaciais dentro do campo harmônio e dissonâncias das nossas composições;, diz. Além disso, Mourão afirma que os experimentos de sonoridade não impedem a integração da aparência romântica e suave das composições autorais.
Outra artista que adota o conceito experimental é a percussionista Bety Vinil, que realiza a junção do estilo oriental com elementos do rock e sonoridade celta por meio do Cajon (órgão peruano de percussão) e do Derbake (um dos principais instrumentos da música árabe). A servidora pública, que há oito anos integra as bandas Celtic Soul e Kervansarai, aposta na fusão de estilos populares na concepção experimental. Bety, que idealizou em 2014 a primeira derbakeada do Brasil, conta que se sente privilegiada com o título de percussionista feminina pioneira de cajon no País. ;A cajoneada é um verdadeiro despertar para a percussão, pois todos nós temos um percussionista adormecido dentro da gente. Quem nunca batucou numa mesa tentando acompanhar uma música?;, conta.
Sons aleatórios
Seguindo essa linha, a Orquestra de Laptops de Brasília (BSBLOrk), coletivo de artistas criado em 2012 por músicos digitais envolvidos com elementos eletroacústicos?? e programação de softwares, pioneira na capital federal e primeira na América Latina, traz uma sonoridade peculiar com a emissão de sons aleatórios a partir de notebooks. O grupo formado pelos artistas Eufrasio Prates, Alex Duarte, Eduardo Kolody, Elias Filho, Kiko Barretto, Philip Jones, Ramiro Galas, Rayssa Coimbra, Ricardo Borgmann, Victorugo do Caos, expõe para o público efeitos capazes de proporcionar uma experiência única por meio de sons orgânicos espalhados pelo ar.
A sonoridade, que foge completamente do que é considerado harmônico, apresenta timbres aleatórios sem a presença de instrumentos acústicos. Além disso, são os movimentos das mãos dos artistas em frente à webcam externa conectada aos laptops que geram boa parte dos sons produzidos no concerto.
De acordo com o idealizador do projeto, Eufrasio Prates, a experiência ainda causa certa inquietação e curiosidade naqueles que escutam os ruídos espaciais pela primeira vez e desconhecem o conceito experimental. ;Já que muitas barreiras na área da arte foram quebradas, nosso intuito é integrar o grupo de músicos, dança e teatro contemporâneo no mesmo segmento, pois atualmente essas linguagens se comunicam fortemente;, diz. Ainda segundo o músico, a experiência visa, de certa forma, provocar a reflexão nas pessoas quanto à ideia de transformação no mundo.
Banda Pollares
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BSBLOrk
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Bety Vinil
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