O cineasta americano Michael Cimino, diretor do famoso filme vencedor do Oscar sobre a guerra do Vietnã O franco atirador e que depois acumulou grandes fracassos de bilheteria, morreu no sábado aos 77 anos.
Sua morte foi informada inicialmente pelo diretor do festival de Cannes, Thierry Fremaux, e pelo jornal The New York Times e depois foi confirmada pelo tenente B. Kim do escritório de medicina forense do condado de Los Angeles.
Kim disse à AFP que Cimino foi encontrado morto em sua casa de Beverly Hills, Los Angeles, mas as causas da morte ainda não foram determinadas.
O Times citou o amigo e ex-advogado do cineasta, Eric Weismann, que disse que o corpo de Cimino foi encontrado em sua casa depois que vários amigos não conseguiram contactá-lo por telefone.
Cimino saltou à fama em 1978 com o filme O franco atirador, que retrata a guerra do Vietnã com toda a sua crueza através da história de três amigos da Pensilvânia.
Em uma das cenas do filme, os personagens encarnados por Robert De Niro e Christopher Walken, prisioneiros dos vietnamitas do norte durante a guerra, jogam roleta russa um contra o outro.
[SAIBAMAIS]"Nosso trabalho juntos é algo que sempre lembrarei. Sentiremos sua falta", declarou De Niro no sábado.