Diversão e Arte

Orquestra Sinfônica faz concertos didáticos

Ideia é formar público para a música clássica entre alunos das redes pública e privada do DF

postado em 04/07/2016 07:30

Cláudio Cohen quer popularizar a música clássica

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, em parceria com o Sindicato dos Bancários, realizará, até 15 de julho, uma série de concertos didáticos para alunos de escolas públicas e privadas do Distrito Federal. Chamado de Concertos didáticos de inverno, o evento pretende apresentar aos estudantes o funcionamento da orquestra e qual a função de cada um dos instrumentos.

;A ideia é mostrar como tudo funciona. Muitas vezes, as pessoas não sabem como surge uma orquestra, o papel de cada instrumento e a formação do repertório. A gente distribui uma cartilha para explicar a história de cada instrumento e a etiqueta durante as apresentações;, explica o maestro Cláudio Cohen. O regente garante que, embora seja direcionado para escolas, outras instituições também podem participar.

De acordo com Cohen, a atividade visa ressaltar a importância da música orquestral e a diversidade de repertório trabalhado por uma orquestra, passando por diferentes gêneros artísticos, entre eles obras clássicas, cinema, ópera, balé e músicas populares. Temas de filmes ganham espaço, assim como músicas clássicas e populares, e o repertório conquista o curioso e jovem público. ;Mostramos a visão eclética de uma orquestra sinfônica e a reação deles é bastante positiva.

Programação

7/7 - quinta-feira ; às 9h
8/7 - sexta-feira ; às 9h
11/7 - segunda-feira ; às 15h
14/7 - quinta-feira ; às 9h e às 10h30
15/7 - sexta-feira ; às 9h e às 10h30

Concertos didáticos de inverno
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Teatro dos Bancários (314/315 Sul)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação