Diversão e Arte

Morre o artista plástico Milan Dusek, nome importante da gravura no DF

Dusek era um dos gravadores que trouxe a cidade para suas composições

Nahima Maciel
postado em 08/07/2016 12:07

Milan Dusek foi expressão importante da gravura no DF

Um dos nomes mais importantes da gravura em Brasília, o artista plástico Milan Dusek morreu na manhã de hoje, aos 91 anos. Nascido em Praga (antiga Tchecoslováquia), ele chegou ao Brasil aos 15 anos, em 1939, mesmo ano em que a Segunda Guerra era declara na Europa. Depois de estudar gravura com Johnny Friedlander e Edith Bhering, no Rio de Janeiro, Dusek começou a ver o nome aparecer em eventos importantes como a Bienal INternacional de Artes de São Paulo e o Salão de Artes Plásticas de Belo Horizonte.

Paisagens de Brasília eram comuns na obra do artista

Foi apenas em 1972 que veio para Brasília. Vinha para trabalhar na Embaixada dos Estados Unidos, mas foi com a gravura que ficou conhecido. Extremamente produtivo, Dusek fez da prensa e do papel seu modo de expressão, embora também navegasse pela escultura e pela pintura. Cenas e paisagens de Brasília costumavam ser comum na sua produção, assim como medalhas, objeto pelo qual nutria um interesse particular. "Essa noite ele passou muito mal, teve várias paradas cardíacas e faleceu em casa", explicou o fotógrafo André Dusek, um dos quatro filhos do artista. O velório de Milan Dusek será neste sábado 99/07), na Capela 2, do Campo da Esperança, a partir de 12h. O enterro será às 14h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação