Diversão e Arte

Primeiro festival de food bikes de Brasília será sábado no Parque da Cidade

Evento reunirá 22 bicicletas que irão vender desde pipocas e vinhos até camisetas

postado em 08/07/2016 13:21
Evento reunirá 22 bicicletas que irão vender desde pipocas e vinhos até camisetas
Quem gosta de reunir a família no parque e fazer piquenique tem programação garantida para este sábado (9/7). É o festival de Food bikes, que será realizado no Parque da cidade. Unindo o conceito de mobilidade urbana sustentável com a ideia da gastronomia nômade, o evento contará ainda com apresentações musicais, show, brinquedos infantis e exposição de artesanato. No encontro, 22 bikes oferecerão, além de comidas, bebidas e até roupas.

O mercado de food trucks tem feito sucesso entre os brasilienses, e as bicicletas têm cativado cada vez mais esse público. Organizado pelo grupo Food Bikes-DF, esse será o primeiro evento de grande porte reunindo só bicicletas. De acordo com Carlos Fonseca, um dos organizadores, o grupo chegou a fazer um evento experimental no Eixão, mas esse está maior e mais organizado.

Evento reunirá 22 bicicletas que irão vender desde pipocas e vinhos até camisetas
Carlos costuma levar sua bicicleta, que vende pipoca, para diversos eventos: ;De casamentos a porta de shows, fiz de tudo um pouco. Diferente do food truck, que é um carro grande, a bicicleta é compacta, fácil de levar e cabe em qualquer lugar;.

A maioria das food bikes são montadas pelos seus próprios donos. E há bicicletas adaptadas de todo tipo. Carol Nemetala, que é dona de uma picoleteria junto com o marido Paulo, conta que no início as pessoas ficaram surpresas ao ver as bicicletas circulando nos eventos, mas hoje o grupo é muito procurado para saber se tem bike nova, o que eles vão vender, onde estarão.

Bicicleta e futebol


Diferentemente dos colegas do grupo, a bicicleta de Fábio Sousa é a única que não vende comidas. O ex-comentarista esportivo decidiu unir ao negócio sua paixão pelo futebol e criou a FuteBike, que vende camisetas e bolsas com estampas futebolísticas. Fábio conta que foi montando aos poucos e desde dezembro do ano passado vem participando de vários eventos para vender seus produtos.

Apesar do sucesso, Fábio conta que ainda tem dificuldades para conseguir autorização para certos eventos: ;Já tentei ir para porta de estádio, por exemplo, estava disposto a pagar a licença, mas a burocracia é grande e até hoje nunca me autorizaram;. O dono da Futebike espera que eventos como o de hoje possam ocorrer mais vezes para que as bicicletas ocupem mais espaços na cidade.

Além da praticidade, os organizadores reforçam o uso da bicicleta como um meio de transporte ecológico e têm buscado conservar essa característica da sustentabilidade. ;A ideia é que a gente possa utilizar o espaço para difundir a cultura sustentável. Boa parte das bicicletas do grupo Food bikes-DF não usam gás para produzir seus alimentos, fazem coletas de lixo eletrônico e de óleo de cozinha. É importante pra gente manter isso;, afirma Carol.

O evento é gratuito e ocorre durante todo o dia. A música ficará por conta da charmosa Kombiano e da banda Down Jones, que toca a partir das 17h.

SERVIÇO

Festival Food bike
Estacionamento 4 do Parque da cidade. Sábado (9/7), das 9h às 20h. Evento gratuito. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação