Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Brasilienses brilham em festival de Montreux

Inflienciado por Hamilton de Holanda, instrumentistas Pedro Martins e Rafael dos Anjos representam a cidade no evento

Brasília está bem representada na edição comemorativa dos 50 anos do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. O bandolinista Hamilton de Holanda e o violonista Rafael dos Anjos estão à frente da banda que acompanhará estrelas da MPB, amanhã, na Braziliam Dream, a noite brasileira do evento. Já o guitarrista Pedro Martins é líder da banda anfitriã de uma série de jam sessions, que vem sendo realizadas desde a abertura, no dia 1; último, da qual Felipe Viegas, outro brasiliense, é o pianista.

A convite de Marco Mazzola, produtor da noite brasileira, Hamilton ficou responsável por formar a banda que irá acompanhar cantores de diferentes estilos, todos nomes consagrados da MPB: Elba Ramalho, Ana Carolina, Maria Rita, Vanessa da Mata, Ivan Lins, Martinho da Vila e João Bosco. Eles vão se apresentar no show em homenagem a Claude Nobs, criador do festival, no Stravinski Auditorium..

O bandolinista reuniu os instrumentistas com quem divide o palco do Circo Voador, (Rio de Janeiro), no Baile do Almeidinha. Trata-se de uma superbanda, formada por André Siqueira (percussão), Xande Figueiredo (bateria), Guto Wirti (contrabaixo), Aquiles Moraes (trompete), Eduardo Neves (sax e flauta) e Marcelo Caldi (acordeona). A direção musical do grupo foi entregue ao violonista Rafael dos Anjos.

Esta não será a primeira vez que Hamilton participa do Festival de Montreux. Ele lembra que há 10 anos, fez um show na mostra ao lado do acordeonista francês Richard Galliano. ;Voltar agora a Montreux, na comemoração do centenário do festival, como solista da banda que toca no Baile do Almeidinha, para acompanhar grandes nomes da MPB, me traz uma grande satisfação;. Ele faz questão de destacar a qualidade dos músicos do grupo, ;que, além de tudo, são extremamente versáteis, com totais condições para acompanhar cantores de diferentes estilos, além de fazer números instrumentais.;

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.