Diversão e Arte

Gosta de Vinicius de Moraes? Veja o que as netas do poeta falam sobre ele

Há 36 anos, morria o diplomata, cronista e compositor. O escritor Wagner Homem e as netas Julia e Mariana de Moraes conversaram com o Correio sobre o legado do artista, e antecipam: 'Em 2017, o Poetinha vai para a Broadway

postado em 09/07/2016 07:05

Há 36 anos, morria o diplomata, cronista e compositor. O escritor Wagner Homem e as netas Julia e Mariana de Moraes conversaram com o Correio sobre o legado do artista, e antecipam: 'Em 2017, o Poetinha vai para a Broadway

Mesmo depois de exatos 36 anos após a data de morte, o poeta e compositor Vinicius de Moraes ainda guarda alguns segredos e novidades, além de um significativo material inédito. Assim antecipou ao Correio a família de Vinicius, que aproveitou a conversa para revelar projetos em andamento relacionados com um dos nossos mais queridos poetas, e são muitos: uma animação infantil, o relançamento de um LP histórico e um musical na Broadway, baseado no espetáculo Orfeu da Conceição, entre outras iniciativas.

A data de hoje, inclusive, é sempre oportuna para falarmos de Orfeu da Conceição, o musical que elevou Vinicius ao centro da cultura nacional e o apresentou ao parceiro de uma vida inteira, Tom Jobim, com quem faria uma das duplas mais renomadas da música mundial.

O musical na Broadway previsto para 2017, batizado como Black Orpheus, reforçará a figura de Vinicius como referência internacional, além de apresentá-lo às novas gerações, que talvez não tenham a real dimensão da importância do ;poetinha; como pilar cultural.

Esse cuidado em manter viva a obra do compositor é uma das principais premissas da VM Cultural, empresa gerida pela família de Vinicius. Além dos novos produtos culturais, a VM aposta no meio digital como forma de aproximar os jovens do artista carioca. Entre as empreitadas nessa plataforma, destacam-se a digitalização do acervo de Vinicius e o uso expressivo das redes sociais como forma de diálogo.

O escritor Wagner Homem, coautor de História de canções: Vinicius de Moraes, ratifica a importância de se percorrer esse caminho virtual: ;As mídias digitais, ao mesmo tempo em que divulgam muita coisa de gosto questionável, tornam acessível aos jovens a obra de compositores antigos. Assim os jovens tomam conhecimento desse acervo de uma forma mais independente;, diz.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação