Diversão e Arte

Banda Rival Sons lança disco com influências de Led Zeppelin

O quarteto californiano estará no Brasil no fim do ano para apresentar o trabalho

Alexandre de Paula
postado em 12/07/2016 07:34

Com rock nostálgico, Rival Sons já recebeu elogios de grandes nomes da música, como o guitarrista Jimmy Page

Embora puristas e saudosistas afirmem que o verdadeiro rock está morto há muito tempo, os californianos da Rival Sons não concordam com o diagnóstico. Em sete anos, além de uma agenda intensa de shows, o grupo gravou cinco discos de estúdio. Lançando em junho Hollow bones ; quinto álbum do quarteto ;, a banda, frequentemente comparada a Led Zeppelin, tem o respaldo de lendas do rock and roll para continuar disparando riffs nervosos e vibrantes. O próprio Jimmy Page, guitarrista do Zeppelin, é assumidamente fã do grupo e declarou que os garotos de Long Beach são sua banda preferida da atualidade.

O rock nostálgico (mas moderno) da Rival Sons foi também a escolha do Black Sabbath para abrir todos os shows da banda pelo mundo na atual turnê. Acompanhando o Sabbath, os americanos apresentam o repertório do novo disco mundo afora. Com a turnê, eles chegam ao Brasil no fim do ano para apresentações em Curitiba, São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em Hollow bones, a influência setentista aparece clara nos riffs poderosos da Gibson Firebird do guitarrista Scott Holliday e no vocal enérgico de Jay Buchanan. As comparações ficam inevitáveis: há um tanto de Zeppelin, outro de Deep Purple, e por aí vai. "O momento desse disco é muito diferente do último. Há um pouco de groove e pegada nesse que não tinha sido explorado por nós anteriormente", disse o guitarrista Scott Holliday em entrevista à revista Total Guitar.

Hollow bones foi gravado em apenas três semanas (antes de o grupo seguir em outra turnê, então acompanhando o Deep Purple). Assim como em álbuns anteriores, a construção do disco surgiu toda em estúdio, com o apoio do produtor Dave Cobb, que já esteve à frente também de álbuns de Beck, Europe e Chris Cornell.

Mesmo que seja apontada com frequência por críticos como uma das novidades mais interessantes e verdadeiras do rock e receba a benção dos medalhões, a banda californiana ainda se mantém no underground do estilo sem arrebatar públicos numerosos em show próprios.

[SAIBAMAIS]A banda, no entanto, não parece se importar muito com isso nem com as críticas de que o som tem muitas influências ou é retrô. Em uma das muitas entrevistas em que respondeu perguntas sobre isso, o vocalista Jay Buchanan explicou: ;Eu acho que há um ressurgimento do rock clássico porque há muita superficialidade. Eu acho que as pessoas estão tentando voltar às raízes. Como se você tivesse uma equação matemática muito longa e percebesse: ;ok, eu cometi um erro;. Para resolver corretamente, você tem que traçar seu caminho até onde cometeu o erro;, disse.

SERVIÇO

Hollow bones
Disco da banda Rival Sons. 9 faixas. Disponível nos serviços de streaming.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação