Diversão e Arte

Personalidades lamentam a morte de Hector Babenco

Artistas e políticos se pronunciaram na internet

postado em 14/07/2016 18:07
Cineasta faleceu na noite de quarta (13), vítima de uma parada cardiorespiratória
Várias personalidades do meio artístico e político se pronunciaram nesta quinta-feira (14/7) na internet sobre a morte do cineasta Hector Babenco. O diretor estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde a terça-feira (12) por conta de problemas respiratórios. O cineasta foi submetido a uma cirurgia nos seios da face e se recuperava bem, quando na noite de quarta (13), por volta das 23h, teve uma parada cardiorespiratória e não resistiu.
O velório será na sexta-feira (15) na Cinemateca de São Paulo, das 10h às 15h, e o corpo será cremado em Itapecerica da Serra, no Cemitério Horto da Paz.
Alfredo Bertini, secretário do Audiovisual, afirmou em nota: "A cultura, particularmente o audiovisual, perde repentinamente um de seus referênciais. Argentino de alma brasileira, soube no seu jeito de dirigir evidenciar a cara do cinema nacional, até mesmo no plano internacional. Estava feliz e realizado por concretizar seu filme autobiográfico em alto estilo".

Xuxa Lopes, atriz e ex-esposa também falou. "Era uma pessoa grande, que tinha desejos grandes, era bonito o Hector na vida, ele estava sempre buscando uma nova forma de fazer as coisas. Era uma pessoa muito querida. Tomara que ele esteja em algum lugar melhor".
Artistas e políticos se pronunciaram na internet

Rita Cadillac, dançarina, cantora e atriz de Carandiru, usou as redes sociais. No Instagram, disse: "Essas fotos foram feitas no dia 24/4/2016 no teatro sergio cardoso obrigada senhor por ter pessoas como você Hector Drauzio em minha vida. Obrigada pelo seu sorriso e pelo carinho ha uns 2 meses atrás estivemos juntos e com o mesmo abraço de sempre e como vcê sempre falou que na próxima encarnação quero voltar como Rita Cadillac obrigada mais eu que digo quero voltar como você Hector Babenco saudades".
Ator Lázaro Ramos também usou o Instagram para se pronunciar. "Babenco é um diretor que desafiava o ator a fazer sempre o seu melhor. Um homem de personalidade forte, responsável por peças fundamentais para o nosso cinema. A melhor maneira de conhecer Héctor Babenco é através de seu trabalho. Pixote, O Beijo da Mulher Aranha, Lúcio Flávio, o passageiro da agonia, Brincando nos Campos do Senhor, Meu Amigo Hindu, Carandiru e tantos outros títulos que marcam um belo legado na história do cinema. Descanse em paz".
Artistas e políticos se pronunciaram na internet
Sônia Braga, atriz de O beijo da mulher aranha, falou no facebook: "Sempre serei grata a Hector pelos dias que passei filmando O Beijo da Mulher Aranha- que o levou, merecidamente, a concorrer ao Oscar. Vou sentir falta deste reencontro. Agora, indo a São Paulo para o lançamento de ;Aquarius", era uma das pessoas que iria rever. Não deu tempo, infelizmente. Siga em paz".
Leona Cavalli, atriz, no Instagram: "Bravo Babenco!! Apaixonado pelo Brasil, deixou um legado no cinema brasileiro e mundial. Fiz "Carandiru" com ele, inesquecível, era um grande diretor. Muita Luz a ele e sua família".
Gilberto Gil, músico, no twitter: "Contento-me em ser uma pessoa não resolvida(...) acho que das minhas imperfeições, ainda sairão coisas interessantes. RIP Hector Babenco".
Artistas e políticos se pronunciaram na internet
Jorge Furtado, cineasta, no facebook: "Hector Babenco foi, na minha opinião, o diretor brasileiro com o maior número de grandes filmes: Pixote, O Beijo da Mulher Aranha, Ironweed, Lucio Flavio, O Rei da Noite, Carandiru, Brincando nos Campos do Senhor. Grande perda para o cinema, num ano que já nos levou Ettore Scola e Abbas Kiarostami".
Gerald Thomas, diretor de teatro, no facebook: "Putamerda! Meu amigo e genial diretor - autor de cinema Hector Babenco morreu. Faz um ano ele me convidou a fazer um mini papel no seu último filme, ;Meu Amigo Hindu;. Eu não quis fazer. Mas Babenco e eu falamos muito, brincamos muito via Skype via Julia Medeiros (será a Julia certa que copiei ?) Estou tristíssimo. Sim, era esperado. Ha 3 décadas eu mesmo acompanhei o Hector num voo de volta de NYC a São Paulo - havia feito um transplante... Caramba, Não consigo continuar escrevendo agora".

Deputado Jean Wyllys, no twitter: "O cinema brasileiro perde um dos seus grandes nomes. A beleza e a leveza de seu trabalho foram tamanhas, que os atores norte-americanos William Hurt e Raul Julia fizeram questão em participar do filme "O Beijo da Mulher-Aranha", um dos indicados ao Oscar de melhor filme de 1985. A obra cinematográfica de Babenco não morrerá, logo, ele também continuará vivo nela".

Michel Temer, presidente interino, no twitter: "Lamento a morte do extraordinário cineasta Hector Babenco, que trouxe seu imenso talento para abrilhantar o cinema e a cultura do Brasil".

Serginho Groisman, apresentador, no twitter: "Estou muito triste com a morte de Héctor Babenco Tive a honra de ter tido ótimos momentos com ele O cinema brasileiro chora.Fica em paz".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação