Diversão e Arte

Hit 'Wannabe', das Spice Girls, completa 20 anos

A famosa canção, composta em 20 minutos pelas Spice, em parceria com Matt Rowe e Richard Stannard, foi gravada em menos de uma hora e colocou a banda no topo das paradas de sucesso

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 18/07/2016 07:08
Mel B, Geri Halliwell e Emma Bunton durante a divulgação do reencontro
Em julho de 1996 o quinteto das Spice Girls, formado por cinco cantoras britânicas, lançava a música Wannabe, um dos hits considerados símbolos da década de 1990. O clipe, gravado em uma única tomada, tornou-se rapidamente um dos mais reproduzidos em emissoras de diversos países, espalhando o famoso girl power e valorizando a força transformadora das mulheres em suas próprias vidas.

O grupo não foi formado ao acaso, as garotas passaram por uma grande seleção até que se chegasse à combinação ideal para fazer sucesso. Vinte anos depois, o lançamento de uma cam0s campanha que promove a Igualdade de Gênero, uma das metas globais para o desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). O clipe produzido atualmente recebeu apoio das integrantes da banda, que adoraram a ideia.

Vendagem

A famosa canção, composta em 20 minutos pelas Spice, em parceria com Matt Rowe e Richard Stannard, foi gravada em menos de uma hora e colocou a banda no topo das paradas de sucesso em 37 países. O álbum de estreia do grupo vendeu mais de 19 milhões de cópias em 1997 e continuou entre os mais vendidos por 91 semanas. Antes de se separarem, em dezembro de 2000, o quinteto formado por Geri Halliwell, Emma Bunton, Melanie Brown, Victoria Beckham e Melanie Chisholm, vendeu cerca de 80 milhões de discos ao redor do mundo.

[VIDEO1]
Conhecidas, respectivamente, como: Baby Spice, Scary Spice, Ginger Spice, Posh Spice e Sporty Spice, as cantoras são trilha sonora do clipe lançado pelas Nações Unidas. O vídeo, com pouco mais de um minuto, foi dirigido por Richard Curtis e incentiva o debate sobre melhorias na educação, igualdade salarial, abuso e violência contra as mulheres. Em entrevista para a revista Time, Victoria Beckham conta que achou a ideia incrível e afirma: ;É incrível que, 20 anos depois, o legado das Spice Girls ; o girl power ; esteja sendo usado para encorajar e empoderar toda uma nova geração;.

Newton Campos, criador e administrador de um dos grandes atuais sites brasileiros sobre o grupo (www.spicegirls.com.br), afirma ter permanecido fã da girl band mesmo depois de seu término e diz que as garotas levantaram a bandeira da igualdade dos sexos desde o lançamento do grupo. ;Acredito que muitas meninas se inspiravam nelas e sentiam vontade de enfrentar o mundo com todo o poder que elas têm;, afirma.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação