Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Os Melhores do Mundo exportam humor de Brasília para fora

O grupo brasiliense ganha covers de seus intérpretes em palcos variados, que passam pelo Rio de Janeiro e chegam até Portugal

Um dos mais aclamados grupos de teatro do humor nacional, a brasiliense Cia. de Comédia Os Melhores do mundo acumula 20 anos de estrada e mostra que encontrou a fórmula certa para fazer sucesso de público. Depois de rodar cidades ao redor de todo o país e até fora do território nacional, o grupo, formada por Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues, tem um de seus maiores sucessos, a peça Hermanoteu na Terra de Godah, recriado por artistas de diferentes grupos teatrais. Se é comum encontrarmos apresentações de famosas bandas que fazem covers musicais, agora o grupo brasiliense ganha covers de seus intérpretes em palcos variados, que passam pelo Rio de Janeiro e chegam até Portugal.

No famoso espetáculo, a jornada de humor do protagonista Hermanoteu acontece entre as páginas do Antigo Testamento, em um cenário que representa um imenso deserto. O herói, típico hebreu, recebe a missão de guiar seu povo à Terra de Godah e enquanto cumpre seu dever, vai ao encontro a personagens históricos e fantásticos que se desprendem de compromissos cronológicos. Foi esse o segundo espetáculo do grupo a ser gravado em DVD, em 2009, mostrando que a peça faz sucesso também na telinha, tendo vendido, atualmente, 50 mil cópias em vídeo. A estreia da montagem que mostra o pacato Hermanoteu entre domínios romanos, bárbaros e deus pagãos foi no palco do teatro Sesc Garagem, em 1995, e desde então, o público não se cansa de lotar os teatros em que o grupo interpreta suas criações. Os seis atores da companhia se revezam entre dezenas de personagens enquanto recebem boas risadas de suas diversificadas plateias. Em 2015, a peça levou o prêmio de Melhor espetáculo de comédia no Prêmio Smiles do Humor Brasileiro, durante o Festival Risadaria.

Adriana Nunes, atriz do grupo, conta que o espetáculo ganhou novos públicos e renovou seu sucesso com a ajuda da internet. Primeiro, uma das cenas da peça, gravada no Teatro Nacional e postada no YouTube, viralizou na rede e, tempos depois, o espetáculo foi disponibilizado no serviço Netflix, gerando ainda mais repercussão. ;Muita gente que não tinha condição de ir ao teatro começou a assistir à peça na televisão, no computador. A gente chegava à feira e o espetáculo estava lá passando nas tevês e sendo vendido. Vimos uma nova remessa de público adolescente chegando e se interessando pela produção e por outros trabalhos do grupo;, afirma a atriz.

Adriana conta ainda que depois dessa nova repercussão entre o público jovem, muitos grupos de teatro amador e grupos de escola se interessaram por montar o espetáculo. ;Quando é assim, com escolas e grupos que montam sem fins lucrativos, a gente sempre autoriza. Recebemos sempre fotos e filmagens depois e a gente acha muito bacana de assistir;, declara.

Hermanoteu na Terra de Godah
Próxima temporada em Brasília, 20 e 21 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Eixo Monumental), na sala Planalto. Sábado às 21h e domingo às 20h. Ingressos por R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada). Não recomentado para menores de 16 anos. Mais informações pelo telefone: (61) 3326-0251. Em cartaz nos EUA: 7 de outubro, Nova York, Mason Hall; 8 de outubro, Boston, Chevalier Theatre.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.