Diversão e Arte

Morador de Planaltina cria documentário sobre breakdance

No trabalho, Bart Almeida traz as vertentes da dança por meio de uma análise entre os anos de 2004 e 2016, mostrando as influências do breaking em Planaltina

postado em 20/07/2016 07:34

Bart Almeida começou a dançar breaking em 2003 por influência do grupo Vadios Loucos

Brasília é um dos polos no país quanto ao segmento de movimentos juvenis que envolvem danças populares de rua, como hip-hop, breakdance e batalhas de bboys. Foi pensando em fortalecer essa cultura no DF, que Bart Almeida, morador de Planaltina, produziu o documentário Breaking: uma história de vários. No trabalho, o brasiliense traz as vertentes da dança por meio de uma análise entre os anos de 2004 e 2016, mostrando as influências do breaking em Planaltina, cidade onde nasceu e vive até hoje com a família.

Bart, que é formado em dança pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), retrata em sua obra as dificuldades que os praticantes do estilo de dança encontram em arranjar espaços públicos para expressarem sua arte e movimento. Além disso, o documentário mostra também os motivos pelos quais jovens da região levaram para suas vidas o estilo breaking.

O brasiliense adotou o estilo de dança em 2013 influenciado por grupos de rap como Vadios loucos. No início, o dançarino ensaiava as coreografias com seu vizinho Eduardo Camilo, que transformou a sala de sua casa em um estúdio de breakdance para amigos e vizinhos.

Bart conta que a ideia de produzir a obra nasceu a partir do evento de batalhas de bboys e bgirls que criou em Planaltina para unir, no centro histórico da cidade, grupos de bairros rivais da mesma região. ;A intenção de usar a praça era justamente por ela ser um ponto neutro na cidade. Assim, de maneira pacífica, todos poderiam compartilhar suas experiências;, lembra.

[VIDEO1]

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação