Ricardo Daehn
postado em 21/07/2016 07:38
Nove filmes idolatrados por cinéfilos chegam, em cópias aperfeiçoadas, de hoje até a próxima semana, na programação do Cine Brasília (EQS 106/107), numa mostra chamada Clássicos Restaurados Franceses. ;Além de aplicarmos legendagem eletrônica, os filmes foram adequados para o formato DCP, com completa restauração. A ação uniu o Instituto Francês do Brasil e a Embaixada da França, e foram selecionados títulos consensuais, em listas desde os anos de 1930;, explica o programador da sala, Sérgio Moriconi. O desfecho do evento trará, no dia 27, Van Gogh, novo clássico assinado por Maurice Pialat, em 1991, e que revela os últimos momentos do célebre artista.
Hoje, às 19h, é a vez de A grande ilusão (1937), fita criada por Jean Renoir e que acentua um painel de solidariedade montado em meio a Primeira Guerra Mundial. ;Com a mostra, se contorna o problema dos filmes clássicos, num primeiro momento para o início da perspectiva de cinematecas do mundo inteiro readequarem obras-primas à tecnologia em uso. Faremos um verdadeiro painel histórico da cinematografia francesa;, comenta Moriconi. Amanhã, a mostra trará Pickpocket, peça mais definitiva do esteta Robert Bresson.
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Sábado, às 17h30, Carrossel da esperança (1946) confirmará as peculiaridades cênicas do cinema do mestre Jacques Tati, no enredo que mostra a atrapalhada adoção do método americano de entregas por parte de um carteiro interiorano francês. No mesmo dia (às 19h), O demônio das onze horas (1965) é a pedida, com o estandarte da excelência de Jean-Luc Godard. Rompantes e delinquência lideram a trama que traz personagens de Anna Karina e de Jean-Paul Belmondo.
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