postado em 23/07/2016 07:30
Cinco anos atrás, também em um sábado, o corpo da cantora Amy Winehouse foi encontrado em sua residência, em Londres. Com histórico de envolvimento com álcool e uso de drogas, Amy morreu aos 27 anos e por consumo abusivo de álcool.
Amy nasceu em Londres e começou a cantar profissionalmente aos 16 anos. A cantora teve seu primeiro CD lançado quando completou 20 anos, Frank, e se tornou uma cantora consagrada com Black to black. Mas, como outros artistas, a morte não diminuiu sua fama.
[VIDEO1]
Lioness: Hidden Treasures
Álbum póstumo de Amy Winehouse, foi lançado em dezembro de 2011, cinco meses após sua morte. O disco trouxe algumas canções inéditas escolhidas por Mark Ronson, Salaam Remi e pela família da artista, incluindo o single Body and Soul vencedor do Grammy de melhor Performance Pop por Dueto, Grupo ou Banda.
[VIDEO3]
Cinebiografias
Amy
Montado a partir de vídeos caseiros da cantora e entrevistas com pessoas próximas, o documentário revela momentos íntimos de Amy com amigos, desde a infância em Londres ao estrondoso sucesso mundial e a carreira conturbada, mostrando também a relação complicada da cantora com o ex-marido Blake Fielder-Civil, as drogas e a imprensa.
[VIDEO2]
O documentário foi recorde de bilheteria no Reino Unido, tendo atingido um público de 2,5 milhões no primeiro final de semana, mas apesar do sucesso de público, familiares de Amy criticaram bastante a obra.
Amy ganhou o Oscar e o BAFTA (oscar britânico) de melhor documentário. Ganhou também o Grammy de melhor documentário musical.
O filme está disponível na Netflix.
Amy Winehouse: O último adeus
O filme oferece um sensível retrato da vida e carreira da cantora, mostrando detalhes da intimidade da garotinha Amy à ascensão de diva da música.
A obra revela a trajetória da cantora, como seu talento chamou a atenção, alcançando a condição de fenômeno da música mundial, e como a jovem estrela e seu estilo de vida selvagem acabaram levando Amy a se juntar ao célebre ;Clube dos 27;, grupo de grandes artistas da música que morreram com 27 anos.
O documentário mostra como Amy Winehouse influenciou a indústria da música, se transformando em um ícone mundial.
Prêmios de música
Amy recebeu várias 62 indicações a prêmios e ganhou 28 delas. Em 2016, ela ganhou a indicação póstuma ao prêmio de Melhor artista solo britânica, mas quem levou foi a cantora Adele.
Livros
Amy, minha filha foi escrito pelo pai da cantora, Mitch Winehouse, e lançado em 2012. Ele relembra a vida de Amy e narra a batalha dela contra o álcool e as drogas. A obra conta com fotos do arquivo pessoal do autor e detalhes sobre a vida dela.
Chas Nekey-Burden é o autor de Amy Winehouse: Biografia. O livro traz a história da cantora desde as influências musicais da família até o lançamento do segundo disco, quando as histórias sobre o envolvimento dela com drogas começam a aparecer.
Outro livro que conta a biografia da cantora é A história de Amy Winehouse, de Nick Johnstone. Ele desvenda a vida e a carreira dela até 2008, percorrendo a jornada e apresentando detalhes da súbida ao estrelato e dos álbuns de maior sucesso.
Amy Winehouse é o primeiro nome da série Clube dos 27, que retrata em quadrinhos a vida de ídolos da música que morreram nessa idade. Ele conta, com grande liberdade artística, a trajetória de Amy desde os primeiros anos de vida, passando pela adolescência e chegando ao ápice do estrelato com todos os altos e baixos.
Fotos
Em maio deste ano, o fotógrafo e amigo pessoal da cantora, Charles Moriarty, divulgou uma série de fotos inéditas de Amy Winehouse. Feitas em 2003, as imagens mostram a cantora com apenas 19 anos e aparência saudável.