Diversão e Arte

MasterChef Brasil: Candidato é eliminado após fazer sorvete

O programa também foi marcado por briga entre Fábio e Fogaça e choro de Leo após elogios em receita

Diário de Pernambuco
postado em 27/07/2016 09:17
O sabor foi fator decisivo no episódio do MasterChef desta terça-feira (27), na Band. Os cozinheiros amadores perceberam que acertar na execução da técnica que não garante sucesso no paladar. Após prova de equipe difícil, Lee não teve bom desempenho ao fazer um sorvete foi eliminado. "Estou com a sensação de missão cumprida. Tá na hora de sair da cozinha do MasterChef e ir para o mundo;, disse Lee, de 57 anos, na despedida.

[SAIBAMAIS]No programa, os competidores se dividiram em equipe pela última vez. O tema da prova foi o amor. Os participantes tiveram que cozinhar um menu especial, com prato principal e sobremesa, para um jantar romântico. Foram duas horas de prova para entregar 14 pratos. Um dos convidados, o casal Ellen Jabour e Jonathan Corrêa, eram vegetarianos. "Na vida de um cozinheiro profissional é importante saber se adaptar", recomendou Paolla Carosella.

Fábio liderou o time azul e escolheu Leo e Lee. Já Raquel, ficou com Luriana e Bruna. Mas eles tiveram uma surpresa. A pegadinha era que os capitães tiveram que trocar de avental. Então, Fábio trabalhou com Luriana e Bruna, enquanto Raquel dividiu a bancada comLee e Leo.

A sacola misteriosa apresentou dois ingredientes obrigatórios: gengibre, para o time vermelho, e açafrão, para o azul. No decorrer da preparação, Fábio e o chef Henrique Fogaça protagonizaram um momento de tensão. Faltando menos de 25 minutos para o final da tarefa, Fábio foi correndo até a máquina de vácuo. "Não faz sentido nenhum", comentou Paolla.

"Fábio falta 20 minutos de prova e você ainda vai pôr na máquina?;, questionou o chef. O participante deu uma resposta atravessada: ;Já pensou? Que difícil". ;Você está todo irônico. Fale direito. Estou aqui para questionar e não para ouvir piadinha sua;, reclamou Fogaça. Então, Fábio derrubou umas panelas e culpou o jurado. "Quer ser folgado? Se vira. Presta atenção e faz seu trabalho. Você está aqui para aprender;, finalizou o chef.

Passada a discussão, os cozinheiros entregaram os pratos com sufoco. O time azul apostou em lagosta, enquanto o vermelho fez carne de cordeiro. Os convidados avaliaram os menus. Durante o jantar romântico teve até um pedido de casamento.

Apesar de ter falhado no acabamento dos pratos, o time vermelho conquistou pelo sabor, recebeu todos os votos e ganhou a prova de "lavada". Ao contrário da equipe azul, que acertou no conceito, ingredientes e na técnica, mas não agradou o paladar dos convidados.

Raquel, Leo e Lee perderam a primeira etapa e enfrentaram a prova de eliminação. O desafio envolveu técnica e sabor. Os chefs exigiram que os cozinheiros trouxessem um toque surpreendente ao preparar uma receita de sorvete artesanal. "A chave dessa prova é a proporção dos ingredientes. Não pode errar para não criar cristais de gelo", orientou o chef Erick Jacquin. O acompanhamento para a sobremesa era da escolha de cada um.

Os participantes tiveram uma hora para entregar o prato. Apesar de ter demonstrado insegurança no decorrer da prova, Leo fez um sorvete de baunilha com crumble de maça-verde que surpreendeu os jurados. "Você fez um sorvete de baunilha perfeito. Parabéns", elogiou Paolla. O cozinheiro não se conteve e começou a chorar.

Já Raquel preparou um sorvete de manga com pistache e farofa, que também foi elogiada pelos chefs. Ela acertou na apresentação e na quantidade do açúcar. O sorvete de morango com castanha do Pará de Lee foi questionado. O participante usou lecitina de soja e ágar-ágar para dar consistência e pecou no resultado final.

Durante a avaliação, Leo foi considerado o melhor da prova e subiu para o mezanino. Raquel inovou nos sabores e Lee na técnica. Entre os dois, Lee foi considerado o pior desempenho e foi eliminado do programa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação