Diversão e Arte

Grupo chileno Inti Illimani se apresenta hoje e homenageia Violeta Parra

Integrantes do grupo que tiveram de fugir do Chile durante a ditadura de Pinochet trazem para Brasília homenagem com entrada franca

postado em 27/07/2016 10:02

Integrantes do grupo que tiveram de fugir do Chile durante a ditadura de Pinochet trazem para Brasília homenagem com entrada franca

Fundado em 1967 por um grupo de estudantes da Universidade Técnica do Estado, hoje Universidade de Santiago do Chile, o Inti Illimani é um dos mais famosos conjuntos musicais do país. Com 49 anos de carreira, o grupo já tocou em mais de 58 países e vendeu milhões de discos em todo o mundo.

[SAIBAMAIS]A banda, composta por mais de 30 instrumentos de sopro, percussão e cordas, apresenta hoje à noite em Brasília o show de seu trigésimo sexto álbum, Teoria das cordas. Lançado no fim de 2014, o álbum viaja pelo tempo, relacionando a história do grupo, formada por nove músicos, no som das flautas e charangos andinos, com sons da música da Itália, país onde o Inti Illimani esteve exilado durante a ditadura militar chilena.

O repertório do show reúne desde os famosos ritmos latino-americanos compostos pelo grupo a canções em homenagem a outros nomes da música chilena, como Violeta Parra e Victor Jara.

Daniel Cantillana, violinista, bandolinista e vocal da banda, conta que o público brasileiro é sempre uma surpresa: ;Estamos vindo aqui com uma frequência pequena. A última vez que viemos faz 18 anos, então sempre encontramos um perfil diferente. Mas apesar disso, é um público que conhece muito o nosso repertório;.

Preocupação social


Reconhecido com um dos mais importantes grupos da música tradicional da América Latina, os integrantes do Inti Illimani participaram do movimento Nova Canção Chilena, um movimento artístico-musical que ocorreu no Chile na década de 1960. Nascido em um contexto intenso de lutas sociais, o movimento reivindicava o uso das expressões artísticas na construção de uma cultura contra-hegemônica. Com outros movimentos semelhantes, como o Novo Cancioneiro Argentino, Nova Trova Cubana, os artistas trouxeram para música a luta do povo latino-americano. A atuação artística engajada fez com que os músicos do Inti Illimani fossem proibidos de entrar no país, ficando exilados da Europa por quase 20 anos.

O músico Daniel Cantillana relata que apesar das manifestações artísticas atuais não acompanharem o momento histórico da forma como era quando o grupo surgiu, ainda há espaço para a música engajada: ;Estamos vendo no Chile um movimento muito interessante, que tem feito coisas muito parecidas com o que fizemos. Não é nada organizado, mas tem acontecido com vários artistas;.

Show do Inti Illimani ; Teoria das Cordas


Teatro Pedro Calmon (Setor Militar Urbano). Hoje, às 19h. Entrada franca (ingressos distribuídos no Instituto Cervantes de Brasília e na Embaixada do Chile no Brasil, entre 10h e 18h). Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação