Diversão e Arte

Arte pop é usada na sala de aula

Filmes, livros, séries, games e quadrinhos podem representar uma maneira divertida de aprender de filosofia a história

Alexandre de Paula
postado em 01/08/2016 07:00

A série da Netflix Marco Polo mostra as viagens e aventuras do mercador veneziano

Que séries de televisão, games e quadrinhos são uma ótima forma de se divertir e de passar tempo muita gente sabe, mas essas produções (diversas vezes encaradas como mero entretenimento) também podem ser uma maneira de obter conhecimento. História, conceitos de filosofia e de política são exemplos do que pode ser aprendido se divertindo.

;Nas minhas aulas de filosofia, além de adotar os textos clássicos, também utilizo uma série de livros que ensinam conceitos filosóficos a partir da cultura pop, como quadrinhos, cinema e livros;, explica o sociólogo e doutorando em educação na Universidade Federal de Minas Gerais Igor Assaf.

Para o sociólogo, utilizar referências contemporâneas pode ser uma maneira de facilitar a compreensão. ;Autores clássicos muitas vezes usavam exemplos que faziam sentido à época e é totalmente legítimo transformá-los para referências mais atuais;, defende.

Assaf cita Game of thrones como uma das produções que podem levar ao aprendizado. Ela fornece um ambiente rico que desperta o interesse dos alunos para compreender conceitos de Hobbes e de Maquiavel.

A série Harry Potter é só diversão infantojuvenil? Não, pelo menos é o que acredita o professor de ciência política da Faculdade de Babson, em Massachussets, Stephen Deets. Desde 2009, ele ensina o conteúdo por meio da história do bruxinho.

Um paralelo muito claro do universo de Potter com a realidade pode ser feito utilizando os objetivos do vilão Voldemort, que pretendia purificar o mundo mágico, perseguindo e exterminando os bruxos de ;sangue impuro; (que tinham ligação familiar com não-bruxos).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação