Diversão e Arte

Mês da fotografia terá exposições e encontro com artistas

Evento mais importante do DF no setor segue até 30 de agosto

Nahima Maciel
postado em 01/08/2016 07:31

Festa do Divino: exposição a ser mostrada na Praça do Relógio e na Galeria dos Estados

Depois de não conseguir viabilizar a edição de 2015 do evento de fotografia mais importante da cidade, o Coletivo Lente Cultural, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), inaugura nesta quarta (3/08) o 6; Mês da Fotografia com sete exposições realizadas por fotógrafos de todo o Centro-Oeste. No total, 102 imagens serão exibidas em mostras e projeções, mas o evento vai muito além da tradicional exposição em galerias.

A programação inclui ainda uma série de nove encontros nos quais os fotógrafos refletem sobre suas obras e conversam com o público, além da inédita Walking gallery, um projeto inspirado em festivais norte-americanos.

Com uma mensagem de paz e leveza, o evento ganhou como tema A vida ; Uma celebração da fotografia, uma tentativa de fazer um contraponto aos tempos atuais. ;A gente está vivendo dias tão negros, com terror, morte, essa coisa de ninguém acreditar mais em política, que pensamos em fazer algo que alivie a tensão. É uma visão da vida, uma coisa mais leve;, garante Eraldo Peres, realizador do Mês da Fotografia e diretor do Lente Cultural. ;O fotógrafo celebra a vida com a fotografia.

Mas não só o belo é vida, o feio também é.; Além das exposições e das palestras, haverá um encontro entre música e fotografia, com participação da banda Superquadra. O evento vai se espalhar por diversos espaços do Plano Piloto e de outras cidades. Os Sesc de Ceilândia, Taguatinga, 913 Sul e 504 Sul recebem exposições, assim como a galeria Olho de Águia e o Museu Nacional da República. Uma noite de projeções em 180; está marcada para a cúpula da instituição e haverá até exposição na Rodoviária. Este ano, o Mês da Fotografia só foi possível graças ao patrocínio de R$ 120 mil da empresa Oi Futuro e um apoio de cerca de R$ 30 mil do Sesc. Veja abaixo os destaques da sexta edição do evento.

MÊS DA FOTOGRAFIA 2016
Abertura na quarta, 3/08, às 19h30, no Museu Nacional da República.

Encontro Os desafios da autoria e da curadoria na fotografia, com Eustáquio Neves e Wagner Barja.

Amanhã (2/08), às 19h30, no SESC 913 Sul.

Exposições no Museu da República; SESC 504 Sul, 913 Sul, Ceilândia e Gama; Metrô (Rodoviária, Galeria dos Estados, Praça do Relógio e Ceilândia Centro), até 30 de agosto.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação