Diversão e Arte

Wolverine é o personagem da vez na coleção de romances baseado em HQs

'Esse é o desafio de qualquer adaptação. Como transmitir a evolução de Logan apenas em palavras?', questiona Jeff Youngquist

Adriana Izel
postado em 04/08/2016 07:31
'Esse é o desafio de qualquer adaptação. Como transmitir a evolução de Logan apenas em palavras?', questiona Jeff Youngquist
O personagem Wolverine é um dos mutantes mais conhecidos dos X-Men. O sucesso de Logan é tão grande, que ele ganhou duas adaptações cinematográficas próprias, Wolverine: Imortal (2013) e X-Men origens: Wolverine (2009), e terá mais uma prevista para lançamento em 2017, além de suas inúmeras participações nos filmes da franquia sempre com o ator Hugh Jackman na pele do herói.

Agora, Wolverine se torna protagonista da coleção da Novo Século em parceria com a Marvel que transforma histórias em quadrinhos em versões literárias e já teve adaptações de obras, como Deadpool, Guerras secretas, Homem de Ferro, X-Men, Vingadores e Capitão América. Para Jeff Youngquist, responsável por projetos especiais da Marvel, a escolha pelo personagem tem a ver com a popularidade dele. ;A resposta curta é que a coleção Marvel comics presents #83-92, que conta a história da Arma X, é uma das mais vendidas. A outra justificativa é que esse formato possibilita elaborar mais a história de Wolverine, como fizemos recentemente com Homem de Ferro;, conta.

A obra, que foi escrita por Marc Cesarini (autor de livros como O.J. Simpson: American hero e Aliens vs. Predador) com tradução de Caio Pereira e ilustração de Will Conrad, resgata a história de Wolverine ainda na pele de Logan, um ex-membro das Forças Especiais do Canadá, que é capturado por um grupo de cientistas para fazer parte de um experimento ultrassecreto. ;Durante anos, pouco se sabia sobre o início da vida de Logan. Os leitores queriam respostas e Barry Windsor-Smith lhes deu. O resto veio mais tarde com Paul Jenkis, Joe Quesada e Bill Jemas na série de quadrinhos Wolverine: A origem;, lembra Jeff Youngquist.

Desafios

Para o produtor da Marvel, esse é um dos desafios para adaptar a história dos quadrinhos em versão de romance, neste caso em particular ;preservar a história original contada por Windsor-Smith;, que revelou o passado do personagem. ;Esse é o desafio de qualquer adaptação. Como transmitir a evolução de Logan apenas em palavras? E como fazer isso de uma maneira que satisfaça tanto os leitores familiarizados com os quadrinhos com os novos?;, questiona.

Apesar disso, Jeff Youngquist acredita que o livro conseguiu cumprir seu papel até por conta do sucesso do personagem Wolverine. ;O universo X-Men é bem-sucedido por conta do foco nos personagens que o habitam;, completa. Na obra, Logan é submetido ao processo que o transformou na Arma X, com potentes garras de adamantium retráteis e habilidade de regeneração.

Wolverine: Arma X

De Marc Gerasini. Tradução: Caio Pereira. Novo Século, 352 páginas. Preço médio: R$ 39,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação