Foram encerradas nesta quinta-feira (4/8) as inscrições para o Festival Internacional de Cinema de Brasília - BIFF. Ao todo foram mais de 300 longas-metragens de ficção e de documentários inscritos, dos quais 16 títulos serão selecionados ; oito longas de ficção e oito documentários. Realizadores de mais de 40 países enviaram seus filmes para concorrer às mostras competitivas do festival, que acontecerá entre 4 e 13 de novembro.
O BIFF é um dos mais importantes festivais internacionais de cinema do Brasil e nesse ano realizará a sua quinta edição, consolidando-se na agenda cultural da capital e no circuito mundial dos festivais de cinema.
Os filmes inscritos entre 3 de junho e 31 de julho agora passarão pela análise da comissão de curadoria, composta pelo crítico Rodrigo Fonseca, pelo diretor do BIFF, Nilson Rodrigues, pela cineasta Erika Bauer e pelas produtoras Anna Karina de Carvalho, Lorena Quintas, Scarlett Rocha e Rafaella Rezende.
Eles serão responsáveis por escolher os títulos que irão compor as mostras competitivas do festival e caberá ao público escolher ; em cédulas que irá receber a cada sessão ; aqueles que sairão de Brasília com troféus e o prêmio de Melhor Filme de Ficção e de Melhor Filme de Documentário.
Para participar do festival, os filmes teriam que ser concluídos entre 2015 e 2016, ter duração superior a 60 minutos e ser o primeiro ou até o terceiro longa-metragem do diretor, não podendo ter sido lançados comercialmente no Brasil, nem ter participado de processo seletivo anterior do Festival Internacional de Cinema de Brasília.
Em 2016, o Brasília International Film Festival ; BIFF ampliará seu universo de atuação, exibindo filmes no Cine Brasília, no Cine Cultura Liberty Mall e no Teatro da Praça, em Taguatinga. Além das mostras competitivas, o festival terá mostras e sessões paralelas, debates e encontros.