Diversão e Arte

A dança dos signos comemora 21 anos da primeira apresentação em Brasília

Grupo de ex-alunos artistas brasilienses montará novamente o espetáculo de Oswaldo Montenegro

postado em 09/08/2016 07:30

Elenco da montagem brasiliense de 2016

Os espetáculos da Oficina dos Menestréis foram responsáveis por revelar inúmeros talentos artísticos da cidade, entre atores, músicos, cantores e produtores da atual cena teatral brasiliense. A base do método criado por Oswaldo Montenegro, tendo sido adaptado e expandido pelo também artista Deto Montenegro, está na importância do grupo. Entre os menestréis, a constelação deve brilhar e receber mais atenção que qualquer estrela individual, criando um clima de forte conexão e amizade entre aqueles que participam das montagens musicais. Ligados a esse encanto e ao saudosismo dos primeiros encontros, um grupo de ex-alunos artistas brasilienses, dirigido por Deto, montará novamente o espetáculo A dança dos signos, que comemora 21 anos desde sua primeira montagem na capital.

A ideia do projeto, que contará com 25 menestréis no palco, surgiu no mês de abril durante uma aula que reuniu 50 ex-alunos da Oficina para um aulão da saudade. O espetáculo foi apresentado pela primeira vez em Brasília, para um público intimista, e entrou em cartaz no mês seguinte no teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, em 1982. Desde então, A dança dos signos foi remontada e adaptada por diversos grupos de teatro e alunos das Oficinas dos Menestréis, representando os 12 signos do zodíaco dentro de um universo de luzes, sombra e poesia. o atual diretor, Deto Montenegro, conta que no elenco estão diversos nomes que já participaram das oficinas em décadas passadas e atualmente movimentam a cena cultural brasiliense, como Abaetê Queiroz, Juliana Drummond, Eliana Monteiro, entre tantos outros.

;Acho que O encantamento e Osaudosismo, por essa e outras peças dos menestréis, vÊm muito do afeto e carinho que criamos, o quanto a gente se diverte nos processos e também pelo trabalho de grupo, que é sempre nossa base. A filosofia do nosso treinamento é sempre o trabalho de grupo;, conta o diretor. Os ensaios da atual montagem já estão a todo vapor e Deto lembra que diversas adaptações foram feitas em relação ao projeto original. A primeira apresentação do espetáculo contava com 12 artistas em cena e, ao longo do tempo, o trabalho foi se modificando e chega a ser montado com quarenta pessoas no palco. ;O Oswaldo, quando montou, originalmente, fez a peça para artistas e depois eu adaptei a montagem para alunos da Oficina. Muitos trabalhavam em outras profissões diversas e participavam daquele treinamento artístico por alguns dias da semana. A gente pode trabalhar reflexo, percepção, ritmo, capacidade intuitiva;, lembra o diretor.

O método utilizado pelos menestréis foi criado pelo cantor e compositor Oswaldo Montenegro em 1981. O objetivo era trabalhar com seus atores, cantores e bailarinos para atingir maior agilidade, melhor noção de conjunto e atenção redobrada dos atores, com exercícios baseados no método do reflexo e DA atenção. Oswaldo Montenegro acredita que a importância da Oficina, tanto em Brasília quanto pelas outras cidades em que passou, é estabelecer uma possibilidade de contato com a arte em seu sentido mais amplo. ;Meu irmão, Deto, tem uma habilidade grande para lidar com grupos que querem imprimir arte em suas vidas, sem necessariamente se profissionalizar nesse ramo. Se surgem depois artistas que trabalharão nisso, é mais um dado positivo. Mas, na minha opinião, o mais importante é possibilitar um encontro com a arte e uma maneira mais coletiva de ver o mundo;, afirma o compositor.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação