Diversão e Arte

João Lyra e Henrique Neto cantam clássicos do choro em show

Instrumentistas são a atração do Clube do Choro a partir de quarta-feira

Irlam Rocha Lima
postado em 09/08/2016 07:33

João Lyra se junta a Henrique Neto para reverenciar grandes nomes da MPB ao violão

Um encontro de dois violonistas virtuosos de diferentes gerações poderá ser apreciado de quarta (8/8) a sexta-feira, às 21h, pelo projeto Tributo a Paulinho da Viola. Lado a lado, no Espaço Cultural do Choro, estarão o alagoano João Lyra, com longa trajetória na música popular brasileira; e o brasiliense Henrique Neto, integrante do grupo Choro Livre e coordenador e professor da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabelo.

No show, em duo, interpretarão temas de autoria de Lyra, alguns deles registrados no álbum Tocador, lançado em 2015. Mas ao repertório serão incorporados composições de Sivuca, Canhoto da Paraíba, Cristovão Bastos e de Paulinho da Viola. Em algum momento, eles farão algum número solo, mas a ideia é estarem juntos no palco durante todo o tempo.

;O convite que me foi feito pelo Reco do Bandolim para participar do projeto deste ano do Clube do Choro veio a calhar, pois queria muito mostrar para o brasiliense o Tocador, esse meu trabalho solo, no qual reverencio músicos por quem tenho grande admiração;, diz Lyra. No CD ele gravou, entre outras, os choros Seu Rafa, em homenagem a Raphael Rabello; Coringuinha, feita para Canhoto da Paraíba; Dom Bastos de Marechal, dedicado ao pianista Cristovão Bastos; e Tem animal na varanda, para Maurício Carrilho.

Lyra, que já participou por duas vezes de projetos do Clube do Choro, uma delas com Cristovão Bastos, conta que conhece o trabalho de Henrique Neto no Choro Livre. "Vejo-o como um violonista talentoso. Ele faz parte de uma geração de grandes músicos formados em Brasília, cuja atuação é reconhecida e elogiada em outras regiões do país, inclusive o Rio de Janeiro, onde moro e acompanho a distância".

João Lyra e Henrique Neto
Show dos violonistas de amanhã a sexta-feira, às 21h, pelo projeto Tributo a Paulinho da Viola, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação