Diversão e Arte

Forró ganha mais força com shows gratuitos na Torre de TV

Sempre às quintas-feiras, os encontros reúnem público cativo e fazem parte do movimento de ocupação de espaços públicos

postado em 11/08/2016 07:20

Na sua Kombi 1973, Cacai Nunes promove bailes de forró pela cidade

;Eu vou mostrar pra vocês/como se dança o baião/e quem quiser aprender/é favor prestar atenção;, alerta Luiz Gonzaga. Todo mundo já ouviu aquela história de que em Brasília tem gente de todo canto. Mas o canto responsável pelo quadradinho no meio de Goiás fica um pouco mais para cima e é conhecido pelo calor, gosto, praias e, claro, forró. Os nordestinos que vieram na década de 1950 construir a capital sonhada por JK trouxeram com eles a força para o trabalho e a cultura que enche as ruas da cidade até hoje.

Um dos pontos em que é fácil encontrar as comidas típicas, o artesanato e até mesmo as vestes comuns a cidades do Nordeste é a Torre de TV. Inaugurada em 1967, ela abriga a conhecida Feira da Torre, que começou em meados da década de 1970 e hoje tem estruturas fixas para as bancas e melhor acessibilidade para a população. Mas nem só da feira e das visitas turísticas vive a Torre.

Toda quinta-feira é dia de ouvir e dançar um bom forró no Sertão da Torre. O projeto é gratuito e reúne cerca de 300 pessoas a partir das 19h30 na área entre a Torre e as bancas. Para animar a noite, o Trio Aratirí canta e leva convidados para se apresentarem também.

Segundo o presidente da Associação dos feirantes da Torre, Adonai Ferreira, o projeto começou de uma conversa entre amigos que tinham a ideia de ocupar o espaço. Mais que uma forma de se apoderar do local, o Sertão da Torre serve para difundir esse pedaço da cultura nordestina entre os mais diversos públicos.

;A maior parte dos frequentadores tem perfil de estudante, uma galera entre 18 e 25 anos. Mas eu vejo que o pessoal da minha geração tem aparecido cada vez, aquela galera que já tem por volta dos 40 e curtiu muito forró na cidade quando era mais novo. É uma junção de gerações que curtem o estilo;, relata Adonai.

Sertão da Torre
Embaixo da Torre de TV (Eixo monumental). Toda quinta-feira, às 19h30. Shows com Trio Aratirí e convidados. Entrada gratuita. Não recomendado para menores de 16 anos.

Forró Ispilicute
Cota mil Iate clube (Sces Tc. 2). Amanhã, às 20h. Show com a banda Balalaica e DJ Lêu com o melhor do forró pé de serra. Entrada: R$ 20 (meia). Não recomendado para menores de 18 anos.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação