Diversão e Arte

Ilustrador do Correio, Caio Gomez lança livro hoje

'Mini-infartos' é lançado a partir das 15h no Mercado Cobogó (704/705 sul)

Alexandre de Paula
postado em 13/08/2016 07:30

'Mini-infartos' é lançado a partir das 15h no Mercado Cobogó (704/705 sul)

Apalpar o bolso e não sentir o celular, olhar o extrato do banco, descobrir que não está sozinho em casa e ser pego em um momento pouco conveniente, esses e outros pequenos sustos do cotidiano foram matéria-prima para a série de quadrinhos Mini-infartos, do quadrinista Caio Gomez. Ilustrador do Correio, Gomez lança hoje, a partir das 15h no Mercado Cobogó (704/705 norte), o primeiro livro, publicado pela editora Beleléu, em que conta as desventuras do dia a dia.

;Os mini-infartos são as merdas que acontecem no dia a dia. Eu ia anotando as situações e reparando algo diferente, algo que eu não esperava acontecer;, conta Gomez. ;Gosto de achar algo peculiar para mostrar;, completa.

A ideia de fazer quadrinhos sobre esses pequenos sustos foi, de fato, parar no papel em outubro do ano passado. Aproveitando o movimento #inktober (que propõe que ilustradores façam desenhos em todos os dias do mês de outubro), Gomez tirou a ideia da gaveta e começou a postar os desenhos nas redes sociais. ;Eu estava sem ideia do que desenhar para o #inktober e aproveitei para fazer essa série;, lembra.

A série ganhou uma repercussão que surpreendeu o próprio Gomez. ;A galera gostou. Eu postava e logo já tinha vários comentários.; Dos próprios comentários, surgiram também ideias que se transformaram em desenhos com o traço divertido e irônico do ilustrador. ;Muita gente deu ideias. No livro, são as páginas que aparecem com outras assinaturas;, explica.

A internet, para o ilustrador, é o grande palco para mostrar a produção em quadrinhos hoje. ;É o principal meio de divulgação para o trabalho;, acredita. A resposta rápida do público é um dos fatores positivos da web para Gomez. ;Essa resposta antes era mais devagar mesmo na web antes, com os blogs. Com as redes sociais, hoje você tem um feedback muito rápido;, explica.

Ainda se acostumando com a ideia de estrear nas páginas de livro, Gomez conta da estranheza de se autodivulgar. ;Eu nunca fui um bom vendedor;, brinca. A internet outra vez ajuda, conta o quadrinista: ;Recebo um apoio muito grande por lá, vários amigos compartilham e ajudam a divulgar.;

;Minha vida;
Na contra-capa do livro, um balão avisa: ;Baseado em fatos reais;. Fã de quadrinhos autobiográficos, Gomez conta que prefere falar sobre si. ;Quando tem algo seu, a galera se identifica mais;, conta.

A ideia também é falar sobre o que conhece. ;Sempre curti fazer assim, não vou falar sobre algo que não sei, que não conheço. Por isso, a ideia de falar sobre as merdas que acontecem todos os dias ao nosso redor.;

Independência
A cena independente dos quadrinhos em Brasília, acredita Gomez, é cada vez maior. Coletivos de artistas e feiras movimentam a produção na capital. ;Os quadrinhos vivem um momento lindo na cidade. E eu faço parte desse movimento independente;, diz.

Se o cenário independente é cada vez maior, o quadrinho ainda não é tão visto e faltam condições para profissionalização, acredita Gomez. ;Quadrinho acaba sendo hobby, não dá para viver disso, não dá para pagar as contas assim.; Ele cita o exemplo de Lourenço Mutarelli, que trocou os quadrinhos pela literatura. ;Ele, pelo menos por um tempo, abandonou os quadrinhos porque o que ganhava com os livros era muito maior;, comenta.

SERVIÇO

Lançamento do livro Mini-infartos
Quadrinhos do ilustrador Caio Gomez. Hoje a partir das 15h no Mercado Cobogó (704/705 norte)

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação