Diversão e Arte

Marco Pereira faz tributo ao violão do Brasil

O músico atualiza 12 temas entre choros e valsas, escritos por Dilermando Reis

Paulo Pestana, Especial para o Correio
postado em 15/08/2016 07:34
O violonista Marco Pereira
Quando se fala do violão brasileiro, o passado está sempre presente. O disco Dois Destinos, do violonista Marco Pereira, mostra que é possível ir à frente sem perder o que já foi feito; mais que uma homenagem a Dilermando Reis, é uma reverência à toda escola brasileira de violão.

Pereira atualiza 12 temas ; choros e valsas, na maioria ; escritos pelo velho mestre de todos os violonistas, investindo nas harmonias e em arranjos para poucas peças que ressaltam aspectos de música de câmara, sem deixar de destacar as melodias, característica mais marcante da obra de Dilermando Reis, artista popular.
[SAIBAMAIS]

O caminho é semelhante ao trilhado por Turíbio Santos, pioneiro nas homenagens a Dilermando desde o disco Choros do Brasil (1977, ano da morte do mestre), mas diferente da opção de Yamandu Costa, por exemplo, que debulhou o mestre em duas faixas de Ida e volta (2007) e continua fazendo o mesmo ao vivo.

O violonista também já havia sido homenageado por Raphael Rabello, que mergulhou fundo em Relendo Dilermando Reis (1994), mas, sem acompanhamento, se ocupou mais da técnica do mestre do que com as canções em si. E incluiu composições em que Dilermando foi apenas intérprete ; embora tenha dado feições definitivas a elas.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, cliqueaqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação