Diversão e Arte

Grupo de escritores lança livro de contos baseados no disco 'Nevermind'

São 25 músicas baseadas nas canções da obra-prima de Kurt Cobain e Cia e de outros trabalhos do Nirvana

postado em 16/08/2016 07:31

Mais de duas décadas após apresentar o grunge para o mundo, Nirvana continua sendo objeto de adoração

Uma boa definição para um disco ser considerado clássico é a capacidade de quebrar as barreiras do local e da época de seu lançamento. O disco Nevermind, do Nirvana, lançado em 1991, sem dúvidas, faz parte dessa categoria. Responsável por levar o som da cena alternativa de Seattle para o mundo todo, o trabalho criado por Kurt Cobain, Kris Novoselic, Dave Grohl e produzido por Butch Vig é considerado um dos mais influentes dos anos 1990, vendeu mais de 24 milhões de cópias e já foi relançado diversas vezes em edições comemorativas, além de ser tema de documentários e livros. Pois o legado do disco chegou também ao Brasil e, para comemorar os 25 anos do seu lançamento, um grupo de escritores brasileiros decidiu lançar um livro para celebrá-lo.

A coletânea Cobain é uma antologia composta de 25 contos inspirados em músicas de Nevermind ; e outras retiradas de outros trabalhos da banda, as chamadas ;bonus tracks; ; , assinada por 25 escritores brasileiros. Sérgio Tavares, um dos idealizadores e organizadores do projeto, ao lado de André Timm e de Alessandro Garcia, contou como surgiu a ideia do projeto. ;Eu havia colaborado com a revista de contos Flaubert, que, por duas vezes, teve edições temáticas, focando a crítica literária e a poesia. Tive, então, a ideia de fazer uma edição especial, com contos inspirados em canções e apresentei aos editores, que toparam de imediato. Para tanto, escolhi uma banda icônica para minha geração, cujo álbum máximo estava prestes a completar 25 anos. O Nevermind, do Nirvana, sempre foi a única opção, sobretudo por conta das letras do Kurt cheias de camadas, que oferecem um tanto de interpretações;, contou.

O livro, cujo lançamento será exclusivo em formado digital, é gratuito e estará disponível nas plataformas Android e IOS a partir de 24 de setembro. ;Um lançamento físico e por meio de uma editora implicaria em ter de colocar preço no livro. Embora a publicação tradicional, em papel, tenha suas vantagens, ninguém no grupo tem a intenção de ganhar dinheiro com esse projeto, que é, acima de tudo, uma homenagem de fãs da banda. Sendo assim, nossa escolha, de torná-lo digital e gratuito, nos ajuda a facilitar o acesso. Quem tiver um computador ou um celular, poderá ler cada um dos contos de forma totalmente gratuita;, explicou André Timm, 39 anos, responsável pelo conto inspirado na música In bloom.

;Em uma tradução livre, o título remete à primavera e ao próprio ato de desabrochar, florescer. A partir dessa leitura pessoal, narrei a história de um personagem que, desde a infância, vai se vendo protagonista de sentimentos, sensações e ações que o revelam transgênero. Ou seja, pouco a pouco, a inadequação e o sentimento de não-pertencimento ao corpo com o qual nasceu fazem com que ele vá desabrochando, até descobrir quem é de fato;, relatou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação