Diversão e Arte

Anelis Assumpção abre festival que reunirá jovens expoentes da nova MPB

Os shows começam hoje no Teatro da Caixa Cultural Brasília

postado em 18/08/2016 08:30
Anelis recebe o cantor Lirinha como convidado na primeira noite do festival
Músicos jovens, vozes autênticas, performances ousadas e talentos múltiplos são os ingredientes de uma nova música popular brasileira que tem atraído bastante público e chamado a atenção de quem aprecia um trabalho artístico musical elaborado.

Protagonistas da cena musical independente, alguns desses músicos se apresentam em Brasília neste final de semana em um festival que traz para os palcos shows e parceiras inéditas, mostrando um pouco do trabalho desses novos nomes da música popular brasileira.

É o caso de Anelis Assumpção e de seu convidado, o cantor Lirinha, atração desta quinta-feira (18/8), no Teatro da Caixa Cultural. Apesar da amizade fora dos palcos, os dois nunca tocaram juntos. Com uma longa trajetória musical, quase 20 anos de carreira, Anelis avalia que o cenário é bom para a música independente, mas relata que algumas dificuldades ainda persistem: ;Tem uma parte do caminho que democratizou, principalmente com o acesso tecnológico, mas outra não. A difusão ainda continua difícil porque mesmo com a internet, ainda há um mercado que monopoliza isso;, conta a artista.

Filha do músico Itamar Assumpção, Anelis teve contato com música quando ainda era criança. Chegou a cantar com o pai mas em meados dos anos 2000 fundou o grupo DonaZica, onde cantou com Iara Rennó e Andréia Dias.

Hoje Anelis se dedica a carreira solo, sendo responsável pela composição da maioria das canções dos seus dois discos. Apesar da trajetória reconhecida a artista afirma que é difícil fazer turnê: "Com o show a gente tem muita dificuldade e isso é uma pena. Porque a música é importante mas é no ao vivo que a gente coloca mais nossa energia".

Sobre ser considerada como expoente da nova música popular brasileira, Anelis Assumpção afirma: "Eu prefiro só música brasileira, porque eu acho que tudo pode ser popular. Então acho que sede do público por consumir algo diferente, algo brasileiro, e nosso trabalho colaborativo, faz de nós parte dessa nova geração da música brasileira".

O festival vai até domingo (21/8), no Teatro da Caixa Cultural, e traz ainda como atrações os shows de Raquel Coutinho e Marcelo Jeneci, Ava Rocha e Ana Cañas e Mihay e Karina Burh.
SERVIÇO
Festival Experia
Anelis Assumpção recebe Lirinha.Nesta quinta (18/8), às 20h, na Caixa Cultural (SBS Q. 4 lt. 3/4; 3206-9448). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 12 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação