Diversão e Arte

Chinelo de Couro lança seu primeiro disco

O grupo formado apenas por mulheres consolida a carreira e lança o CD Cantos Brasileiros

postado em 20/08/2016 07:30
Composições autorais e de domínio público dividem espaço no trabalho do Chinelo de Couro
De arrastar a sandália e levantar a poeira, Julia Carvalho, Letícia Fialho e Maísa Arantes entendem. Acompanhadas da zabumba, do cavaquinho ou violão e da rabeca, respectivamente, elas formam o grupo brasiliense de forró Chinelo de Couro. Juntas desde 2012, elas estão na estrada há quatro anos e lançaram o primeiro CD este mês. ;Cantos brasileiros passeia pelas culturas populares brasileiras, dos aboios dos vaqueiros aos ijexás dos terreiros, passando pelos cantos de lavadeiras e pelo famoso pé de serra rabecado;, explica Letícia.

O trabalho, gravado com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), contém 12 faixas entre releituras de canções do imaginário cultural popular e músicas autorais do grupo. Segundo Letícia, elas sempre incluíram músicas de domínio público no repertório e escolheram algumas com as quais mais se identificavam para compor o disco, como Adeus menininha e o canto de lavadeiras Senhora Santana.
[SAIBAMAIS]

Uma característica forte do CD é a parte instrumental. As meninas aproveitam as habilidades de cada uma e a percussão de apoio de Chiquinho Lopes para marcar bem a parte instrumental das músicas. Além de ambientar quem escuta, o uso dos instrumentos confere certo charme e valorizam as vozes de Julia, Letícia e Maísa, que se combinam e misturam.

Outro destaque é para a mistura dos ritmos populares que elas conferem às músicas. Letícia destaca que a primeira música do CD, Brincando nas férias, une baião, ijexá e boiadeiro. ;A Maísa destaca a rabeca no instrumental e todas cantamos a música, com citações populares e constante variação dos ritmos.;
Próxima parada
Júlia, Letícia e Maísa se apresentarão na próxima terça-feira (23) no Sonora ; Circuito internacional de compositoras. O evento promove a pluralidade da criação musical de mulheres e ocorre no Teatro Sesc Garagem (Seps 713/913, Lt. F), às 16h.
A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação