Diversão e Arte

Seu estrelo comemora 12 anos de estrada

Grupo brincante da cidade festeja a cultura popular com uma série de eventos e convidados especiais

Isabella de Andrade - Especial para o Correio
postado em 20/08/2016 07:31
Teatro e cultura popular inspiram a experimentação artística dos brasilienses
Há quem veja na ainda jovem Brasília um amplo espaço para criar e experimentar. É o caso do grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, que completa 12 anos de mito, sambada, cultura popular e ampla criação. No início de tudo a invenção de falar sobre a origem do mundo e o mito do surgimento do cerrado parecia ideia fantasiosa. Entre o batuque dos tambores e o ritmo do samba pisado, os brincantes do Seu Estrelo trataram de trazer à cidade as figuras que teriam o importante trabalho de contar sua história. Criado em 2004 o grupo nasceu da vontade de renovar a cultura popular brasileira e ampliar seu espaço no Distrito Federal. Percorrendo os caminhos do teatro, do sagrado e da brincadeira nasceu o Mito do Calango Voador, que entre cores, danças e brincantes, viu sua tão recente tradição ser abraçada e acolhida pelo povo da cidade.

O ritmo que move artistas e plateias durante as apresentações é o samba pisado, criado por Tico Magalhães, trazendo referência das pancadas do baque solto do maracatu e das pisadas do cavalo-marinho, variação do bumba-meu-boi. O som é tocado com alfaias, gonguê, caixas, abês e caracaxás, contando a história do cerrado que se encontra com Brasília.

Há três anos o grupo criou o Centro tradicional de invenção cultural, onde mostra algumas de suas inovações, como a mistura de terreiro e picadeiro, levando o público para cada vez mais dentro das histórias. ;Acho que a cultura popular ainda é uma saída para a humanidade. Essa cultura popular acho que traz alguns elementos que se perderam, como a ligação com a natureza. Um pouco desse mito que a gente fala é de abrir os olhos para o cerrado, no mito a gente fala muito desse surgimento e conexão com a natureza. Outra característica forte é a comunhão, o estar junto. As pessoas estão ali conectadas;, conta Tico Magalhães, que criou o Mito do Calango Voador pouco depois de se mudar do Recife para a capital.
O público durante apresentação na sede do grupo

;A gente tem a cidade como ponto de partida para sonhar. O Seu Estrelo só existe porque existe o cerrado e Brasília. O essencial da nossa criação é descobrir o que ainda há de sonho e encanto na cidade, onde ela ainda pulsa;
Tico Magalhães
[SAIBAMAIS]

Cultura em festa
Depois de se apresentar por diversas regiões do Distrito Federal com o espetáculo A quarta roda ou amor é rio sem margem, o Seu Estrelo volta ao Plano Piloto para encerrar a circulação com muita música e o lançamento do documentário Ao coração da cidade sonhosa. O registro em vídeo mostra os encontros e experiências vividas pela caravana durante seu percusso pelos diversos caminhos da cidade. Com depoimentos de moradores e pensadores brasilienses o filme se ocupa em mostrar diferentes olhares sobre o amor à cidade, a formação e a vida no DF.

Programação

Hoje

20h: Lançamento do Filme: Ao coração da cidade sonhosa

21h: Martinha do Coco (DF)

22h: Pé de Cerrado (DF)

23h: Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (sambada) (DF)

0h: Renata Rosa (SP/PE)


Circulação Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro
Comemoração de 12 anos do grupo, hoje. A festa acontece no Centro Tradicional de Invenção Cultural (Vila Cultural da 813 Sul). A entrada é franca e a classificação livre.
Confira aqui um dos vídeos produzidos para o documentário
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação